Independente do porte de sua distribuidora ou atacado, ter um fluxo operacional que preze pelo rápido atendimento ao cliente e a diminuição do custo operacional é fato determinante para o sucesso de seu negócio.

Foi pensando nisso que criamos este artigo que irá lhe orientar para o melhor fluxo operacional se sua empresa atua com vendas na pronta entrega. Então vamos a todas as principais etapas:

Etapa 1 – Planejamento de rotas
  • Baseado na localização de seus clientes, planeje o roteiro a ser executado pelo seu vendedor;
  • Opte por um sistema de vendas que opere também offline (sem internet), para que seja possível navegar via mapa até o cliente;
  • Separe as rotas por dia da semana e vendedor.

Etapa 2 – Abastecimento dos veículos

  • Nesta etapa, você irá alimentar o estoque do veículo através da digitação manual ou importação da nota fiscal de remessa gerada a partir do ERP da empresa;
    • Estando o estoque do veículo do vendedor atualizado, essa informação pode ser levada ao dispositivo móvel do usuário, permitindo que este consulte via aplicativo móvel os produtos e suas quantidades ainda disponíveis;
  • Ao importar o estoque do veículo através da NFe de remessa, seu sistema para força de vendas pode incluir a chave de autorização na observação das nfes de vendas geradas em campo (exigência fiscal);
  • A partir da retaguarda de seu sistema, será possível acompanhar o estoque remanescente de cada veículo em tempo real e utilizar a informação para planejamentos operacional e gerencial.
Etapa 3 – Vendas
  • No aplicativo móvel, seu vendedor pode fazer diversos tipos de atendimento, que conforme seleção tem a sua característica específica;
  • Sendo o atendimento de pronta entrega, pode usar o estoque disponível no veículo, fazendo sua dedução ao término do atendimento;
  • Sendo o atendimento de pré-vendas, então os dados da venda serão enviados ao ERP da empresa para entrega posterior;
  • Sendo o atendimento de visita, então podem ser coletados apenas o nome do cliente, motivo da não realização da venda, localização do usuário e aplicação de questionário pré-configurado (com perguntas e fotos);
  • É altamente recomendado que seu vendedor possa consultar informações importantes sobre o cliente, durante o atendimento:
    • Crédito disponível;
    • Meta de compra do cliente;
    • Pedidos anteriores;
    • Perfil financeiro;
    • Status de compra;
    • Mapa com sua localização;
  • Via aplicativo também, o vendedor deve poder acompanhar em tempo real o flex – crédito do vendedor, bem como suas próprias metas, divididas entre metas de vendas e metas de atendimentos.
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Etapa 4 – Conclusão da rota
  • Com a conclusão da rota estabelecida, as mercadorias remanescentes no veículo podem novamente ser incorporadas no ERP – Sistema de gestão;
  • Para acerto financeiro com o gestor, via aplicativo móvel seu vendedor deverá imprimir o resumo de vendas da rota, onde estão representados as condições de pagamento e os respectivos valores recebidos durante o período selecionado.
Etapa 5 – Apuração dos resultados
  • Via sistema da retaguarda, recomendamos acompanhamento constante em relatórios que apresentem as seguintes informações:
    • Evolução de vendas no período;
    • Produtos mais vendidos;
    • Clientes com maior número em compras;
    • Produtos com maior rotatividade em vendas
  • Além dos relatórios citados acima, é fundamental que o gestor da empresa acompanhe de perto informações como:
    • Clientes sem compras no período;
    • Produtos sem vendas no período;
    • Atendimentos por vendedor;
    • Mapas de atendimento baseados em geolocalização;
Informações complementares
  • Operação online e offline
    • Busque um aplicativo móvel que possa ser utilizado 100% online e/ou offline, para que o trabalho do vendedor não seja afetado na falta de conexão.
  • Impressoras portáteis
    • O uso da impressora portátil combinada ao sistema para força de vendas profissionaliza e leva segurança ao seu negócio. Ao imprimir pedidos, notas fiscais e boletos na impressora portátil você pode entregar os respectivos documentos em mãos ao cliente.
  • Integração com ERP
    • Ao aderir a um sistema para força de vendas, busque uma opção que permita se conectar ao seu sistema de gestão interno, o popular ERP. A melhor forma de integração deve ocorrer através de uma API de integração, permitindo que os dados sejam trafegados de forma automática.

 

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