3 maneiras de melhorar seus canais de distribuição

Ter uma boa estratégia para os canais de distribuição da sua empresa contribui para a diferenciação competitiva e melhora os níveis de eficácia do marketing.

Devemos deixar claro que os canais de distribuição são um conjunto de variáveis ​​no nível estrutural, que podem mudar e melhorar nosso foco no médio e longo prazo, pois podemos usar a inovação sem prejudicar o relacionamento com terceiros e investidores.

Existem três aspectos fundamentais que devemos ter em mente sobre as decisões que nos farão melhorar os canais de distribuição:

  • Tamanho do mercado: considerando a possibilidade de cobertura e o valor potencial de mercado;

  • Controle: selecionando o canal de distribuição apropriado para manter o controle sobre o produto;

  • Custos: quanto menor o canal, menor o preço final para o consumidor.

O que você pode fazer? Abaixo, mostrarei três maneiras de melhorar seus canais de distribuição.

1. Estruture melhor seu processo de entrega

Muitos processos que levaram dias ou semanas para se concretizar, hoje acontecem imediatamente. Saiba que até 70% dos produtos que são introduzidos em um mercado, falham. Gerenciar o ciclo de vida de um produto agora é visto de duas maneiras:

  • Projete de forma que o tempo de introdução seja o mais baixo possível, reduzindo o tempo de teste dos produtos.

  • Adicionar operadores logísticos externos no processo de distribuição, o que ajuda tanto o fabricante quanto o consumidor final.

Tendo em conta os custos são duas opções, a cadeia de distribuição da sua empresa pode ser encurtada reduzindo os custos operacionais e o preço final do produto.

2. Controle sobre o que acontece

Os canais de distribuição são baseados em relatórios periódicos ou análise das variáveis. Deixando de lado todos os aspectos que precisam ser abordados com rapidez. Se ocorrer uma falha e ela não for tratada imediatamente, isso poderá causar problemas na cadeia.

A solução é simples:  automação de processos de vendas, pedidos e distribuição. Hoje, temos muitas ferramentas tecnológicas disponíveis para aplicar em nossa empresa, reduzindo o tempo de resposta em contingências e fornecendo relatórios ao vivo das operações.

Um exemplo disso seria a aplicação e introdução do comércio eletrônico em sua empresa. Dessa forma, seus clientes podem fazer seus pedidos e resolver suas dúvidas e problemas por meio de um computador ou dispositivo móvel.

3. Expanda sua visão

Os canais de distribuição hoje são mais extensos. Os produtos têm que viajar mais para chegar às mãos dos consumidores. Isso significa que há mais possibilidades de que o processo seja interrompido e haja problemas.

Uma opção para esses casos é ter uma cadeia de suprimentos resiliente que se adapte rapidamente ao mercado e às condições do cliente. 

Qualquer empresa tem canais de distribuição, sabemos disso, mas nem todos têm o melhor ou o mais adequado às suas necessidades. O trabalho de um gerente ou proprietário é detectar, gerenciar e melhorar o processo de distribuição sem intervir no funcionamento eficaz da empresa.

Se você gostou deste artigo ou tiver alguma dúvida, deixe um comentário sobre a publicação.