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Omni-Channel: um novo conceito que não para de crescer

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Omni-channel, mais um importante conceito para quem trabalha com vendas, o qual iremos apresentar e falar dos motivos pelos quais sua empresa deveria adotá-lo.

Para começar, vamos entender a origem do termo. “Omni” vem do Latim e quer dizer tudo, universal, que engloba todas as possibilidades, e “Channel” significa canal, ou seja, seu consumidor usará todos os canais disponíveis para comprar. Com isso, chegamos ao foco do Omni-Channel: a experiência do cliente. A cada dia os clientes se tornam mais independentes durante o processo de compra, e engana-se quem pensa que para ser Omni-Channel basta criar um site e um aplicativo para smartphone que reflita sua loja física. A experiência do seu consumidor aumenta a partir da quantidade de canais que você oferece, como por exemplo: televisão, rádio, mala direta, catálogos, tele-vendas, lojas virtuais com diversas opções de entrega, força de vendas, representantes, enfim, são infinitas as possibilidades para aumentar o ticket de seu cliente.

Destacamos dentre as diversas possibilidades de integração de canais de vendas, com foco naqueles que estão se tornando bastante comuns no Brasil, confira:

Comprar através da internet e receber onde preferir

Atualmente muitos usuários deixam de comprar por falta de tempo, devido a rotina corrida, porém com a compra através da internet isso já deixou de ser um problema. É comum encontrar, por exemplo, lojas de varejo que já oferecem esta opção, entretanto quando se trata de venda em atacado esse serviço é falho.

Imagine portanto que você é o proprietário de um mercado de médio porte e lembra que precisa comprar alguns produtos que estão acabando nas prateleiras, por exemplo. Então você entra no e-commerce de um fornecedor atacadista, seleciona os produtos desejados, e recebe a mercadoria em seu estabelecimento, sem precisar se preocupar com a locomoção até o distribuidor, muitas vezes situado em outra cidade. Essa é uma situação muito comum e ao utilizar o serviço de e-commerce para atacado, o fornecedor optimiza o tempo de seu cliente, além de oferecer um diferencial.

Para que isso seja possível, o comércio atacado ou distribuidora precisa unir os estoques, do e-commerce e da loja física e disponibiliza-los para os consumidores. Assim que o cliente compra, o sistema ERP da empresa demanda a separação dos produtos, confere e faz a emissão da NF-e, para que a mercadoria seja entregue ao comprador o quanto antes.

Antecipar a compra do cliente

Outra maneira de facilitar a compra do seu cliente é através de um sistema de tele-vendas. Ao contrário do que maioria das pessoas pensam, tele-vendas não se resume somente a ligações de tele-marketing. Usando o mesmo exemplo do tópico anterior, mas de outra perspectiva, o proprietário do mercado que está com a prateleira quase vazia, não precisa procurar os seus serviços porque você já o contatou para informar sobre a falta de tal produto e confirmar o envio.

Isso tudo poderia ser realizado através de um programa de armazenamento de dados de clientes, por exemplo. Tendo um controle sobre os intervalos entre as datas de compra, é possível saber aproximadamente quando o consumidor irá precisar novamente do produto e contatá-lo antes mesmo que ele o faça. Assim você oferece mais praticidade ao cliente e também evita que ele busque por concorrentes de mercado.

Comprar na loja móvel e receber onde preferir

Neste caso, o cliente se dirige até um PDV (Ponto de Venda) Móvel, compram as peças que estão disponíveis na loja e recebem outras mercadorias em casa, ou no caso de vendedores externos, levam os produtos disponíveis no estoque do carro. Essa prática vem se popularizando em diversos segmentos, como de materiais de construção, ferramentas, alimentos e bebidas, moda, entre outros.

Um dos segmentos onde vem crescendo essa prática é o de suplementos alimentares. No caso, o vendedor externo vai até uma academia e vende para os clientes utilizando um PDV Móvel, que possui o catálogo dos produtos e emita instantaneamente a NF-e. Eles então escolhem os produtos, pagam, e os recebem em sua casa ou até mesmo na academia, como for mais conveniente. Toda a consulta de disponibilidade de estoque do Centro de Distribuição também é conferida online para evitar quebras e manter o controle da quantidade de mercadorias ou controle do estoque de mercadorias que estão disponíveis no veículo.

Os exemplos citados acima demonstram maneiras de usar diversos canais de vendas para expandir seu negócio, essa é a real definição de Omni-Channel. Melhore a experiência de seu consumidor ao sair do convencional, seja através de Pontos de Venda Móveis, lojas online, tele-vendas, ou representantes, o importante é alcançar seu cliente onde quer que ele esteja.

Equipe VendasExternas
Oferecemos soluções para gestão das vendas externas, destinadas a empresas que atuam com vendas através de representantes e/ou pronta entrega.

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Experiência em soluções para planejamento e execução de vendas em campo e online para indústrias, distribuidores e atacados.

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