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Como o planejamento do mix de produtos vai aumentar as vendas no atacado

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Para aumentar as vendas no atacado distribuidor, ter um planejamento do mix de produtos é uma estratégia fundamental.

Quando bem diversificado, o seu negócio pode atender a demanda de diferentes consumidores. Como resultado, é evidente a maior satisfação por meio das ofertas e, obviamente, uma maior margem de lucro.

E engana-se quem imagina que planejar um mix de produtos realmente eficiente é uma tarefa fácil!

A competitividade do mercado atual exige que os gestores sejam cada vez mais criteriosos no momento de selecionar os produtos. Para essa tarefa, algumas ferramentas de gestão podem ser aplicadas, entre elas, a curva ABC.

A curva ABC é uma metodologia bastante antiga que passou a ser adaptada para a realidade do gerenciamento de estoques, para identificar os itens de acordo com a ordem de prioridade.

E aí, vamos explorar melhor sobre a importância do planejamento do mix de produtos para as suas vendas?

Continue a leitura e descubra como otimizar os itens do seu portfólio.

O que é planejamento do mix de produtos?

O que o mercado chama de mix de produtos é um conceito amplo e bastante flexível.

No entanto, em sentido abrangente, podemos defini-lo como o número total de produtos que uma empresa fornece aos seus clientes.

Algumas empresas possuem apenas uma linha de produtos, enquanto outras oferecem diferentes linhas de produtos para atender a diferentes consumidores. Portanto, o planejamento do mix de produtos refere-se à análise dos produtos existentes, bem como às previsões e ajustes necessários para adequá-los ao público-alvo e à estratégia de negócios.

Os benefícios de planejar seu portfólio de produtos em um distribuidor atacadista

Mais especificamente, um bom planejamento do mix de produtos de uma empresa do mercado de distribuição atacadista pode trazer os seguintes benefícios:

Expansão do mercado

Com ofertas pensadas para um público definido, é possível atender melhor às necessidades dos consumidores e manter uma base consistente de clientes – tudo isso necessário para conquistar mais mercado no médio e longo prazo.

Destacar-se da concorrência

O planejamento eficiente do portfólio de produtos é especialmente importante em áreas competitivas, como distribuidores atacadistas, onde vários concorrentes competem por diferentes tipos de clientes.

Amplo conhecimento do cliente

O planejamento do portfólio também envolve um entendimento sólido dos clientes já fiéis e do público-alvo que os distribuidores atacadistas desejam conquistar.

E, em um momento em que a experiência do cliente se torna um enorme valor intangível, cada dia é uma diferença.

Melhoria da imagem da marca

A diversificação estratégica do portfólio de produtos do distribuidor atacadista também contribuiu muito para a valorização da reputação.

Isso acontece quando os clientes sabem que podem contar com fornecedores para ajudá-los a atender a muitas necessidades dos consumidores.

Melhore a eficiência logística

Um bom planejamento de portfólio também é essencial quando se trata de expedição e entrega. Ao controlar todos os itens (e o mais importante, o controle de estoque), as estratégias de logística podem ser consideradas para evitar erros, avarias, atrasos etc.

Dicas que você deve tomar para melhorar seu portfólio de produtos

  • Planeje seu portfólio de produtos

O planejamento é essencial quando se trata do que você tem a oferecer para compras no atacado.

Faça planos com base em datas especiais e urgência nos mercados atacadistas. Você deve programar a inserção de novos produtos no mix com base nas oportunidades mapeadas.

Não perca essas oportunidades e fique atento às reações do mercado e atualizações relevantes para o seu nicho.

  • Treinar a equipe de vendas

Treinar constantemente seus vendedores é uma dica valiosa que muitas vezes é deixada de lado. É importante que você dê à sua equipe as ferramentas necessárias para fazer bem o seu trabalho.

Além disso, invista em bons relacionamentos e técnicas sistemáticas. Os produtos cadastrados em um sistema eficiente ajudam no trabalho, otimizam o tempo e aumentam a produtividade.

Oriente seus funcionários em todas as atualizações e incentive-os, dando-lhes autonomia sem sair do controle.

  • Lembre-se que a diversidade é a lei

A diversificação não é mais apenas uma escolha estratégica, mas uma necessidade de sobreviver na competição acirrada.

Os produtos mais relevantes geram tráfego, enquanto outros geram receita.

Conclusão

Esperamos que estes conselhos o ajude a alcançar um novo nível de qualidade de forma estratégica e lucrativa, garantindo que você esteja no controle de suas remessas.

Se você seguir esses projetos com dedicação, dificilmente sua empresa sairá perdendo para a concorrência.

Agora que você já conhece as melhores dicas para melhorar seu mix de produtos, que tal conferir nosso artigo sobre os benefícios da automação da força de vendas? Confira e otimize os processos da sua empresa!

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Experiência em soluções para planejamento e execução de vendas em campo e online para indústrias, distribuidores e atacados.

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