fbpx

O E-commerce B2B vem ganhando cada vez mais força no Brasil, mas você sabe quais são as tendências para 2021 e para os próximos anos?

Uma das grandes preocupações de qualquer empresa é se manter relevante. Independente do cenário, conectar-se com os interesses do mercado, do público que atende e, consequentemente, ter lucratividade, é fundamental.

Essas inquietações já fazem parte do universo dos empreendedores e fica impossível não pensar nisso depois de todas as transformações mundiais que vivemos em 2020. A necessidade de isolamento fez com que os clientes adotassem novos padrões de consumo e incorporassem novas tecnologias já disponíveis, mas pouco utilizadas.

Entender as tendências de qualquer setor pode parecer desafiador, porém fundamental.

Existem muitos insights deste momento singular que são cruciais para estratégias e investimentos futuros. Sobretudo, para quem atua ou pretende atuar no e-commerce B2B, que apesar dos obstáculos, demonstrou crescimento e grandes rendimentos no cenário crítico. 

Pensando nisso, trouxemos as principais tendências do e-commerce B2B para 2021 e próximos anos, ressaltando as projeções para quem já investe ou pretende investir nesse canal de vendas.

Veja o que você vai encontrar neste conteúdo:

  • E-commerce B2B: entenda o atual contexto do mercado
  • Principais tendências para 2021 e próximos anos
  • Como construir e expandir um e-commerce B2B

E-commerce B2B: entenda o atual contexto do mercado

Inegavelmente, ninguém esperava um cenário tão incerto como o de 2020. Sem previsão de uma possível “normalidade”, os negócios precisaram passar por adaptações que pudessem manter a continuidade das atividades.

No mercado B2B (Business to Business), isso resultou em uma mudança significativa para o ambiente digital. E engana-se quem pensa que essa é, apenas, a resposta momentânea para uma crise.

No contexto mercadológico que vivemos hoje, o omnichannel deixou de ser uma vantagem competitiva e se tornou fundamental para empresas que desejam estar à frente de seus concorrentes por ser capaz de proporcionar novas oportunidades comerciais, já que não existem barreiras físicas e geográficas no universo digital. 

Na verdade, esse modelo tem fortes indicativos de que será o novo cotidiano da área. Exemplo disso é uma análise feita por uma pesquisa do McKinsey, em que apenas 20% dos compradores B2B abordados afirmaram querer voltar para as vendas no ambiente físico.

 

Principais tendências para 2021 e próximos

anos do E-commerce B2B

Apesar das incertezas que o cenário mundial inspira, podemos afirmar que a modalidade B2B está mudando seu comportamento rumo à inovação, seja para utilizar apenas canais eletrônicos ou para implantar o omnichannel, uma das tendências que vamos detalhar aqui.

Embora muitos precisem se adaptar a tais mudanças, essa não é uma tarefa complicada, já que no ambiente digital fica mais fácil fazer comparações de preços, encontrar maior variedade de produtos, ter um atendimento eficiente e mensurar resultados. 

Assim, entenda quais serão as principais tendências para o e-commerce B2B em 2021, que também devem se manter nos anos seguintes. Confira a seguir:

1. Transparência

Em qualquer relação, a transparência é fundamental. Ela evita mal-entendidos, os quais minam os negócios e a confiança na empresa.

Essa necessidade fica mais evidente no e-commerce B2B, pois os compradores não têm a oportunidade de ver e tocar os produtos, de conferir as informações pessoalmente ou testar a qualidade.

Por isso, a tendência é sempre manter processos claros, transparentes, com o maior número de detalhes possível sobre os produtos e disponibilizando sempre um canal de atendimento com respostas rápidas para as dúvidas.

2. Experiências personalizadas

Mesmo quando falamos da relação entre duas empresas, quem fornece o produto/serviço precisa conhecer seu público para oferecer a melhor experiência possível. Afinal, o mercado está cada vez mais rápido, competitivo e as pessoas priorizam esse aspecto.  De acordo com dados da Janrain, 48% dos consumidores gastam mais quando sua experiência é personalizada.

Por isso, uma das tendências é o investimento em ferramentas de personalização, como softwares de coletas de dados, pesquisas para conhecer os anseios e dores de quem consome e melhorias contínuas no ambientes de compra baseadas no comportamento do comprador.

3. Marketing focado no consumidor

Assim como as experiências devem ser personalizadas, o e-commerce B2B precisará focar em estratégias de marketing voltadas para o consumidor. Esse aspecto também será um fator de sucesso para os próximos anos.

Ao invés de disparar o mesmo e-mail marketing para toda a base de clientes, pense em enviar apenas informações que sejam de interesse de seu cliente. Uma boa ferramenta de vendas, pode gerar insights e ajudar no envio de promoções de produtos que já foram comprados pelo seu cliente.

4. Vendas Omnichannel

Essa é uma opção que tem ganhado popularidade, pois acaba com as barreiras entre o mundo online e offline.

O omnichannel caracteriza uma venda multicanal focada na experiência, unindo os compradores em ambientes físicos e digitais. Com essa integração, você oferece um “diferencial” ao seu cliente, dando mais possibilidades. O resultado é fidelização do público e fortalecimento da marca.

5. Inteligência artificial nos processos

Os recursos tecnológicos baseados em inteligência artificial são capazes de otimizar os processos, tornando tarefas repetitivas e demoradas muito mais fáceis e rápidas. Através desse recurso, o e-commerce B2B pode automatizar a análise de dados para ter acesso a leads de maneira rápida, disponibilizar pagamentos rápidos e seguros, entre outras atividades.

Vale ressaltar que investir em novas tecnologias para melhorar processos, impacta tanto em uma redução de custo do negócio como em uma entrega de maior qualidade.

Como construir e expandir um e-commerce B2B

Agora que você já conhece as principais tendências para o e-commerce B2B em 2021, o próximo passo é colocar em prática essas estratégias para se expandir neste mercado sendo referência de qualidade.

Caso você esteja pensando em investir nessa área, saiba que é um negócio muito promissor, mas que exige uma escolha assertiva de ferramentas, canais de atendimento etc. 

Para te ajudar nesse processo, te convidamos a conhecer a PlugueOn, uma solução para empresas B2B que almejam ter uma loja virtual personalizada e integrada com recursos avançados que simplificam e otimizam (muito) a operação online. 

Para falar com um dos nossos consultores basta clicar aqui. 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil, até mais!