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Utilizar metas de vendas em seu negócio é benéfico não só para o gestor da empresa, mas também para os vendedores, uma vez que bem estipulada, motiva o funcionário, facilita a administração do tempo e ajuda a manter o foco. Já o gestor tem acesso ao desempenho individual dos vendedores e ao rendimento total da equipe.

Para que as metas não se tornem um peso para os vendedores, é recomendado que o gestor acompanhe de perto o desempenho dos vendedores. Assim fica mais fácil visualizar de que maneira será possível bater as metas estipuladas e diminuir a ansiedade do vendedor.

As metas de vendas podem ser feitas de diversas formas. O vendedor pode anotar e enviar os dados da venda para o administrador ao final do dia, preencher planilhas no fim da semana ou até mesmo gráficos no término do mês. Entretanto a maneira mais eficaz de fazer o controle de tais metas é através da automação. Quando o gerenciamento das metas de vendas é realizado por meio de um sistema de vendas, por exemplo, cada vendedor registra suas vendas  em campo e o administrador tem acesso simultâneo aos resultados, gerando gráficos de evolução em tempo real. 

Como estipular as metas de vendas da empresa?

Pequenas dicas para auxiliar você na hora de definir as metas de vendas:

  • Nunca esqueça de que as metas precisam ser ousadas, mas sempre atingíveis, para que as mesmas não desmotivem o vendedor;
  • Peça auxilio da sua equipe de vendas para definir as metas;
  • É importante lembrar que junto com as metas precisam vir os planos de incentivo;
  • Quando se trata de metas individuais é preciso checar se elas são justas e de acordo com a capacidade de cada vendedor, sem exercer qualquer privilégio;
  • É muito importante permanecer em constante acompanhamento para realizar ajustes na estratégia quando necessário;
  • Prazos: principalmente quando se trata de metas, é essencial que eles sejam cumpridos a risca;
  • Metas não dizem respeito somente à volume de vendas. Número de vendas realizadas, novos clientes conquistados e outros fatores também devem ser medidos.
  • O mercado passa por quedas, aumentos e outras alterações. Por esse motivo, é preciso estar atento à estes fatores na hora de estipular as metas de vendas de sua empresa;
  • Para traçar uma linha com os resultados, não esqueça de documentar tudo desde a primeira meta estipulada.
  • Por fim, utilize um sistema para ajudá-lo a definir e acompanhar a evolução do resultado de metas de sua empresa.

O VendasExternas já conta com módulo de Metas, a qual pode ser atribuída por vendedor e o acompanhamento é feito em tempo real via painel online e aplicativo do próprio vendedor.

  1. Gráfico de evolução da meta estipulada x resultado de meta no mêspainel-online-metas
  2. Desempenho do vendedor para a meta estipulada no mêsmetas-aplicativo-movel

Dúvidas? Converse com um de nossos consultores que irá lhe ajudar na definição de metas para sua empresa.

Equipe VendasExternas
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