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O trade marketing aplicado pela indústria com foco no distribuidor

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Gosta das degustações que são servidas no supermercado perto de sua casa? Ou daquelas amostras grátis que são dadas em farmácias, normalmente entregues por uma pessoa vestida com as cores de um fabricante específico?

Pois bem, essas são  algumas das ações de merchandising realizadas por indústrias para ficarem mais próximas do consumidor, que também é conhecido como “shopper”. Na verdade são vários os motivos pelos quais uma indústria precisa estar próxima do consumidor e isso é o papel do trade marketing.

Fala-se em trade marketing há mais de 25 anos. Tudo começou apenas com objetivos simples de deixar uma gôndola bem arrumada e produtos sempre disponíveis ao consumidor no ponto de venda. Contudo, no cenário atual, o trade marketing tem se tornado uma ferramenta fundamental para o crescimento de um negócio.

Por que minha indústria deve adotar o trade marketing?

Uma boa estratégia de trade marketing fará o produto certo chegar ao seu distribuidor / ponto de venda e consequentemente estará disponível ao consumidor final. Para isso, o planejamento é palavra chave para toda iniciativa focada em trade marketing, pois o sucesso de seu produto passa pela conquista de seus distribuidores.

Neste artigo de hoje, vamos listar alguns dos principais motivos que fazem sua indústria estar próxima do seu cliente (leia-se distribuidor / pdv):

  • Identificar as necessidades de seu canal de vendas
    Sem saber quais tipos de produto o consumidor (shopper) busca no ponto de venda, nenhuma estratégia de marketing e vendas pode ser estruturada. Portanto, uma pesquisa rápida junto àqueles que representem a maior classe de clientes, lhe ajudará na definição da estratégia.
  • Alinhar as necessidades de seu distribuidor com a sua indústria
    Crie um relacionamento contínuo com o seu distribuidor e monte sua estratégia de trade focada no sucesso dele. Por consequência, se o seu distribuidor alcançar objetivos, sua indústria também irá.

Algumas dicas para execução de uma estratégia de sucesso de trade marketing focada no distribuidor

Estas dicas ajudarão sua indústria na manutenção dos atuais distribuidores e atração de novos:

  1. Participe de eventos e feiras para levar seus produtos e marcas;
  2. Distribua amostras grátis para envolver seus possíveis clientes (empresários) antes e depois do evento;
  3. Mantenha um relacionamento constante com seu cliente, sempre informando-o sobre as novidades de sua indústria;
  4. Crie incentivos para seu distribuidor e todos os envolvidos no processo de venda de seus produtos, isso os motivará para a venda;
  5. Todo material publicitário que é criado deve conter apresentações visivelmente estimulantes e que gerem uma ótima experiência;
  6. E a mais importante: Programe visitas locais em seus distribuidores e acompanhe de perto as ações e o resultado que está sendo produzido pelas suas iniciativas.

Independente da atuação de sua indústria, presenciamos um mercado com cada vez mais opções e seu distribuidor espera por produtos de qualidade e atendimento especial. Ao fazer a gestão de relacionamento com o seu distribuidor, você estará dando-lhe as condições necessárias para o sucesso do negócio.

Mas como o VendasExternas ajuda sua empresa?

Em nossa solução para gestão de promotores de trade marketing, seus gestores já contam com possibilidades para:

  • Planejamento de rotas de atendimento;
  • Definição de metas de atendimento;
  • Localização dos promotores de venda em tempo real;
  • Criação de formulários dinâmicos para monitorar:
    • Pontos negociados e avaliação do PDV;
    • Contagem de estoque;
    • Pesquisa de preços;
    • Ações da concorrência;
    • Reposição e organização de gôndolas;
  • Dashboard online para acompanhamento das informações coletas em campo;

Agende agora uma demonstração online com um de nossos consultores e permita que nossa experiência possa ajudá-lo a revolucionar o seu negócio.

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