Muito se fala sobre as estratégias para se vender mais, porém muitos vendedores e representantes externos ainda não perceberam que isso pode ser alcançado com o planejamento de rotas de vendas.

Quer conhecer os principais pontos positivos do planejamento de rotas? Então continue a leitura.

Organizar entregas

Quando se fala nisso não podemos pensar apenas em como colocamos e tiramos os produtos que temos no estoque. Um bom gestor de atacado e distribuição sabe disso.

Sua operação está demorando muito na estrada?

Já existem problemas externos demais, como preços de insumos e estruturas precárias das estradas, mas existem medidas internas que, se adotadas, qualificam sua empresa em relação às outras.

Organizar entregas é saber como aproveitar o tempo e ser eficiente, é algo ampliado para a rota que vamos fazer quando saímos com os veículos carregados da empresa. Criar rotas é permitir que o vendedor possa ser mais produtivo, atender mais clientes, conseguir alcançar uma região maior, além de diminuir o espaço de tempo entre uma visita e outra.

E aperfeiçoar o trajeto reduz custos. Não só custos materiais… Acompanhe o texto e entenda.

o uso de tecnologia pode sistematizar a rota de vendas e cobrir as áreas de atendimento com excelência, sem colocar o veículo para rodar a cidade toda por causa de um ou dois clientes.

Mas uma boa rota favorece até mesmos aspectos emocionais dos operadores, porque sabemos que o trânsito, a depender dos locais e horários podem virar um inferno astral para seus colaboradores. Não é possível que um vendedor estressado tenha um bom aproveitamento na hora de efetivar uma venda.

Outra vantagem da utilização de sistema de rotas é o monitoramento. Fica claro que se você tiver que ligar para o vendedor para saber onde ele está, você não gera um ambiente institucional de confiança.

Apesar de você estar preocupado com resultados, o vendedor pode entender o monitoramento como uma cobrança desnecessária, porque a entrega não teve planejamento, então é natural que as entregas saiam do controle quando isso acontece.

Não é ligando para o vendedor que você vai mudar alguma coisa em relação ao lugar em que ele está. O trabalho de monitoramento deve servir para gerar estimativas de tempo e melhoria de planejamento, coisas que você resolverá utilizando um sistema que lhe ajude.

O bom gestor de vendas interage com as informações da venda conforme ela acontece no cumprimento do trajeto, com sua logística integrada por um sistema.

Então, por questão didática, vamos listar aqui essas vantagens:

1 – Informações precisas e imediatas.

É possível, antes que termine a operação de venda, que o gestor já tenha projeções de valores e alternativas de ação, obtidas com auxílio do sistema. Qualquer verificação estará à disposição com maior precisão e em tempo real. O cliente irá sempre perceber as pontualidades nas entregas, ocasionadas por uma rota eficiente que leva em consideração a localização dos depósitos da sua empresa.

2 – Comunicação.

Vender não é anotar e descarregar pedidos. É conversar, analisar, convencer, dialogar, negociar, enfim, se comunicar. É necessário que a parte psicológica do vendedor tenha oportunidade de focar cada vez mais nisso. O vendedor terá tempo e disposição para fazer perguntas para o cliente, confirmar preferências de compras e horários, oferecer e apresentar mais produtos, estudar necessidades particulares do cliente e do espaço dele, além de evitar futuros desencontros, pois poderá conferir a agenda de futuras visitas e se programar, contando com o sistema para isso, que estará disponível em uma versão mobile para o vendedor. Tudo que melhora o atendimento lhe distancia das possibilidades de perder o cliente, fideliza e valoriza o cliente, que por sua vez elogiará sua empresa para outras pessoas.

3 – Previsibilidade.

Conforme a utilização do sistema para rotas vai se integrando aos trabalhos da empresa, as projeções de oportunidades poderão ser materializadas. Com o tempo você saberá quantas visitas poderá fazer em cada rota. O abastecimento, tanto de combustível quanto de mercadorias, poderá ser trabalhado com uma noção mais apurada do trânsito e do comportamento de compra de cada cliente. A inteligência de um gestor é ampliada por um sistema que cruze as possibilidades de estoque e entrega. A habilidade de antecipar problemas também é aumentada com a ferramenta certa.

4 – Mapa de atendimentos.

Aplicativos como Google Maps e Waze podem ser integrados ao seu sistema, que através do mapeamento registra e arquiva suas rotas, o que te auxiliará no agendamento das visitas e irá gerar muita informação para consulta. Cada endereço pode ser sempre verificado conforme as vendas e entregas acontecem.

5 – Reforço no propósito da empresa.

Quando as métricas e realizações podem ser configuradas e observadas pelo gestor, todos os colaboradores se transformam em um time. Aos poucos todos saberão o que fazer, e isso melhorará, inclusive, a comunicação interna e o ambiente de trabalho. Consultas e desempenhos poderão ser acessados por todos, sem que isso resulte em alguma negatividade relacional, o que gera unidade e faz com que a atenção dos colaboradores esteja voltada para o trabalho que a empresa propõe. É um ideal de grandes empresas fazer com que o trabalho seja aproveitado com tranquilidade.

Sistemas para pronta entrega como o fornecido pelo VendasExternas, possuem recursos que dão suporte na hora de planejar quando e quais clientes atender, que tipo de mercadoria levar e resolvem todas as tarefas fiscais e de cobranças envolvidas nesse tipo de venda.

Em nosso caso, o módulo de mapa de atendimentos ainda permite que o gestor saiba se o vendedor está fazendo atendimentos presenciais ou a distância, pois guardamos a localização do vendedor e comparamos com a localização do cliente num mapa.

E não se trata apenas de acompanhar movimentos do vendedor e gerar dados. A análise gerada está ligada à avaliação do desempenho geral de sua organização.

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