Engana-se quem acredita que o atendimento ao cliente acabe quando o pedido é registrado por parte do vendedor. A entrega do produto talvez seja o passo mais importante do processo, pois entregar no prazo, a mercadoria solicitada e sem riscos a mercadoria deve ser a rotina para quem trabalha no centro de distribuição de uma empresa.

Dessa forma, podemos afirmar que a logística é a palavra-chave para transformar a rotina em um ambiente seguro, satisfatório e produtivo. Neste artigo vamos demonstrar que a combinação da tecnologia e processos bem definidos geram vantagem competitiva sem precedentes para o atacado e distribuidor.

Uso de sistemas combinados a um bom planejamento

Obviamente, o atraso ou, ainda pior, a mercadoria não ser entregue está entre as principais reclamações e objeções do consumidor quando o assunto é a logística de transportes.

Dispor de um centro de distribuição integrado, harmonico e comunicativo é fundamental para que não ocorram empecilhos na produtividade e a produção possa se tornar uma verdadeira engrenagem de relógio: sempre em funcionamento e sempre alinhada com os movimentos anteriores e posteriores.

Tem-se tornado indispensável, para empresas de qualquer porte, a necessidade de um software capaz de fazer essa ligação para integração e comunicação agilizando assim os processos.

Rotas de atendimento

A roteirização da entrega já é uma realidade e atua em favor de uma logística mais produtiva, veja alguns dos pontos:

  • Controle da conservação da frota;
  • Diminuição de gastos com combustível;
  • Otimização no tempo de realização de cada tarefa, bem como nas rotas e distâncias percorridas para cada entrega;
  • Determinação da carga da frota;
  • Simplificação do uso de mão de obra;
  • Gerência do processo de carga e descarga.
LEIA TAMBÉM:  NF-e em contingência: saiba mais sobre seus benefícios

Ou seja, na prática a tecnologia tem auxiliado estrategicamente apontando os rumos mais seguros e eficientes para seu empreendimento prosperar, poupando desgastes nas tentativas e consequentemente erros.
O processo de roteirização pode começar, não necessariamente no processo de entrega, mas dar início muito antes: já no processo de venda e atendimento ao cliente.

Qual a importância de manter o centro de distribuição bem organizado?

A separação de produtos por meio da paletização, que é ou deveria ser comumente usada no dia a dia de um centro de distribuição, faz com que o carregamento seja realizado de forma mais eficiente e organizada, de acordo com a roteirização já programada antes da entrega.

Organizar as mercadorias de forma lógica e mais eficiente agilizará o processo, alocando as últimas entregas acomodadas mais ao fundo, e as primeiras mercadorias a serem entregas já dispostas nas portas da sua frota. Isso é fundamental para que o transporte da sua distribuidora seja otimizado facilitando as entregas, reduzindo custos e poupando tempo.

Equipe VendasExternas
Oferecemos soluções para gestão das vendas externas, destinadas a empresas que atuam com vendas através de representantes e/ou pronta entrega. Baixe gratuitamente clicando aqui.

Solicite uma demonstração.

Solicite uma demonstração.

Informe seus dados ao lado e um de nossos consultores fará contato para agendar uma demonstração.

Solicitação enviada com sucesso.