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Ao precificar produtos para venda não basta somente levar em conta o custo real do mesmo. Isso pode até parecer evidente em um primeiro momento, porém são tantos detalhes a serem pensados que é fácil ficar em dúvida se o preço estabelecido é adequado e competitivo. 

O preço de venda pode ser definido através de dois métodos: por meio do cálculo baseado nos custos e despesas e/ou tendo como base o mercado e clientes. O ideal é utilizar os dois parâmetros simultaneamente, e isso pode ser feito da seguinte maneira:

Para fazer o cálculo baseado nos custos e despesas é preciso levar em conta os gastos fixos e variáveis. Gastos fixos são aqueles que a empresa tem todo mês, desde aluguel, funcionários, sistemas, até custos com transporte das mercadorias. As despesas variáveis são aquelas que, claro, variam de mês para mês. São valores que mudam de acordo com as vendas, como taxa de cartões de crédito e embalagens. Nesses casos a melhor forma de calcular é através de percentuais. Por exemplo, os gastos com embalagens representam 4% sobre as vendas.

Já para calcular com base no mercado e nos clientes, regras de precificação são um ótimo recurso. Elas no geral podem ser definidas por clientes e regiões/locais de venda. Tendo como base o comportamento de compra, você pode estipular preços diferenciados para determinados clientes e regiões, atribuindo acréscimos ou descontos de acordo com o perfil de cada cliente.

Supondo que sua empresa comercialize carne, você mensurou que a região Sul faz um consumo maior do seu produto comparado a região Norte, portanto, por que vendê-lo ao mesmo preço para ambas? É possível decidir diminuir o preço para a região Norte, para que consuma mais, ou aumentar para cobrir as despesas fixas de venda no local e aumentar o lucro. O mesmo pode ser feito em relação ao Sul.

Utilizando esses dois métodos, fica mais simples calcular uma boa margem de lucro para seus produtos. É importante lembrar que no que diz respeito ao público, as métricas mudam constantemente. Por este motivo, é interessante estar sempre atento ao comportamento de compra de seus clientes.

Equipe VendasExternas
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