VendasExternas-logo

O que é o Trade Marketing e como ele pode ajudar sua empresa nas vendas

compartilhe

Todo negócio cujo objetivo é comercializar algum produto ou serviço deveria ter foco centrado em estratégias de marketing baseada nos 4 P’s (Produto, Preço, Praça e Promoção). A praça ou então canal de distribuição, precisa de uma área específica do Marketing atuando nele para que os resultados sejam significativos, é a partir dai surge a necessidade do Trade Marketing.

Então o que é o trade marketing e como ele pode ajudar sua empresa nas vendas

O Trade Marketing é a área que vizualiza a necessidade das marcas, PDV’s e dos compradores. Pode ser interpretado também como o canal que estreita o relacionamento entre todos os envolvidos na cadeia de vendas. As estratégias do Trade Marketing devem interagir entre as funções de vender e promover o produto, é preciso para isso, então conhecer o cliente e suas opções o que se torna possível através do Trade Marketing.

Atuar de maneira direcionada poupa gastos desnecessários e o retorno é mais rápido. Aumenta a rentabilidade, promove a troca de informações estratégicas entre os canais, aumenta a relação de confiança entre o canal de vendas, de distribuição e a indústria, fortalece uma parceria e uma relação de longo prazo e agrega valor à marca.

Sem essa ferramenta você pode ter o preço mais acessível do mercado, pode ter o produto com as melhores características e de melhor qualidade, entretanto pode ser dificuldades para obter resultados consistentes. Além disso, se distribuí-lo em locais onde consumidores não se interessam, tudo será em vão. E se você distribui onde seus clientes estão, mas eles não enxergam seu produto, ele passará como invisível e todos os esforços anteriores serão perdidos.

O departamento de Trade Marketing de uma organização, junto com o gestor e os colaboradores, podem se reunir em um planejamento de Marketing onde é informado aspectos do consumidor, definir as estratégias mais adequadas para os canais de distribuição e pontos de vendas. Assim o Trade Marketing, que foca nos meios e canais de distribuição de um produto, demonstra que ele pode complementar às demais estratégias sem depender diretamente delas.

Nos comentários, conte-nos sobre suas experiências com o Trade Marketing ou se ainda não utiliza em sua empresa, conte conosco para trocar informações a respeito.

Equipe VendasExternas
Oferecemos soluções para gestão das vendas externas, destinadas a empresas que atuam com vendas através de representantes e/ou pronta entrega.

Deixe Seu comentário

Leia Também

VendasExternas

Experiência em soluções para planejamento e execução de vendas em campo e online para indústrias, distribuidores e atacados.

Posts Recentes

Siga-nos

Precisa de um Booster em suas vendas?

Software de força de vendas que irá revolucionar a sua gestão.

Que Saber Mais?

Veja Como Nós Podemos Melhorar O Resultado De Sua Empresa

Entre em contato agora com um de nossos especialistas através do formulário.