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O objetivo fim da distribuidora é disponibilizar produtos apenas em grandes quantidades e na maioria das vezes não os oferecem a um consumidor final, mas sim a pessoas jurídicas, como lojas, mercados, restaurantes, e demais comércios varejistas. Portanto, a venda por atacado (B2B) requer uma forma de “oferecer serviço” diferenciado e para isso, criamos um artigo onde vamos abordar alguns tópicos fundamentais para sua empresa ter sucesso.

Despreparo na hora da negociação
Lembre-se que você estará comercializando seus produtos a um comprador profissional, onde tem peso aquilo que é concreto, claro e objetivo na negociação. Sabendo disso, esteja preparado e junte o máximo de informações com relação ao produto que você está oferecendo, a empresa que você está negociando, seus concorrentes, ameaças e mercado.

O menor preço pode não ser o suficiente
Tenha em mente que sempre haverá um concorrente que oferecerá um preço menor ao cliente e que você precisa buscar atributos e argumentos que façam o cliente preferir sua empresa. Neste aspecto a negociação tem papel fundamental no processo, pois permite a você conceder benefícios materiais (ex: produtos bonificados) ou imateriais (ex: condição de pagamento melhor).

Fazer esforços para fechar apenas a venda atual
Tente construir uma relação profissional duradoura com o cliente. Vise retornos a longo prazo. Para isso acontecer, o cliente deve obrigatóriamente ter confiança e segurança em você. Mostre um trabalho eficiente, não tente explorar ou tirar vantagem de seu cliente, mas tente gerar benefícios reais a ambas as partes. Faça um acompanhamento diligente no processo da venda, cumpra com precisão prazos e resultados e seja ativo no atendimento pós-venda.

Má reputação no meio profissional
Mantenha seu nome em alta estima não só com seus clientes, mas no mercado em geral. Clientes satisfeitos costumam indicar os vendedores a outros compradores e negociantes. Lembrando que o contrário também acontece.

Equipe VendasExternas
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