5 dicas para melhorar sua equipe de Vendas

Melhorar vendas são sempre um grande desafio e isso independe do porte da sua empresa ou de quanto tempo está no mercado.

Uma dúvida constante de muitos gestores é: Como fazer isso? Existem muitas formas de conseguir aumentar as vendas e uma delas é melhorando sua própria equipe de vendas.

No artigo de hoje, trouxemos 5 dicas simples e fáceis de implantar que poderão gerar resultados imediatos em seu negócio.

1 – Comunicação da Equipe


Umas das funções mais importantes de um líder, além de organizar, motivar e cobrar metas, é saber escutar.

Uma equipe de vendas só será boa se seu líder souber se comunicar e entender as necessidades e limites dos seus vendedores.

Ajude seus vendedores quando for necessário, não apenas cobre deles. Dê sugestões de melhorias e inovações.

Estabeleça diálogos, fazendo reuniões semanais/mensais ou promovendo eventos, onde você pode receber o feedback dos seus colaboradores e também críticas.

É importante fazer com que a comunicação aconteça dentro da equipe e não somente com o gerente de vendas. Colaboradores podem trocar experiências, informações de cursos que tenham participado ou dar dicas uns aos outros.

Sempre seja sincero com suas opiniões e cobre sinceridade da sua equipe. Dessa forma, todos irão encarar críticas como uma maneira de fortalecer a equipe e não ficarão ofendidos caso sejam criticados.

Uma equipe organizada e eficaz deve ter também competitividade. Instigue que seus representantes de pronta entrega para que tenham um senso de competição saudável entre si e valorize metas cumpridas. Sempre que possível, exalte as conquistas de cada um deles e recompense os mesmos por terem feito um bom trabalho.

2 – Treinamentos


Uma boa comunicação, no entanto, não é suficiente para fazer uma equipe se sair bem. Quando o colaborador não conhece o produto ou a empresa, não irá fazer boas vendas. Por isso, é necessário ter o conhecimento técnico sobre a função.

Você pode desenvolver treinamentos para a equipe. Promova dias do mês em que todos possam estar presentes para discutir sobre dados de mercado, estudos de caso, sobre análise de clientes, técnicas para ampliar atividades de prospecção, rotinas de ligações, como alternar vendedores em diferentes horários ou regiões geográficas mais relevantes, dentre outros. 

Tente sempre manter um ambiente descontraído, faça pausas para mostrar vídeos, estimule conversas entre os participantes do treinamento e crie exercícios. Caso não possa fazer o treinamento pessoalmente, é possível investir em cursos de capacitação online, ou “e-learning”.

Lembre-se de sempre instigar sua equipe de pronta entrega a buscar conhecimentos sobre a área. Ao ler e aprender algo novo, tente compartilhar com eles e criar uma discussão. Uma equipe pequena capacitada é muito mais efetiva do que uma grande, mas pouco preparada.

Faça sua empresa ser reconhecida não só pela qualidade dos produtos ou serviços, mas também pelo ótimo atendimento e preocupação dos seus vendedores com os clientes.

3 – Crie Metas 


Agora que você tem uma equipe capacitada e com boa comunicação, você deve
estabelecer funções e metas a serem cumpridas.

Para facilitar a criação de boas metas, você pode usar o “critério SMART”.

Nessa técnica, você deve seguir os seguintes critérios:

– A meta precisa ser específica. Ou seja, você deve focar em uma área específica de melhora.

– Mensurável. Diga a quantidade ou algum indicativo de progresso.

– Participantes. Quem deve participar dessa meta.

– Realística. Quais os resultados se esperam dentro dos recursos fornecidos e limitações.

– Tempo/Prazo. Em quanto tempo os participantes devem finalizar a meta.

Um exemplo de uma meta ruim seria: “Todos devem vender 50% a mais”. Essa meta não especifica o tempo para se alcançar o resultado e nem quem deve realizá-la. Uma boa meta, conforme o critério SMART, acima, seria: “O representante Fabrício deve vender pelo menos R$2.000 em produtos eletrodomésticos entre o dia 01 de janeiro até 30 de fevereiro”.

Percebe como a meta fica muito mais clara e precisa? Todas as suas metas devem ser feitas dessa forma. Evite metas muito complexas ou o excesso de tarefas.

Comece com metas menores e que sejam alcançáveis em um curto espaço de tempo. Isso dará um bom feedback aos seus colaboradores de que eles estão no caminho certo. Após certo tempo, vá progressivamente fazendo metas mais difíceis.

Baseado nas suas análises (veja a dica 04), você deve acompanhar o desempenho de cada vendedor e, se for necessário, ajustar e fazer revisões de tais metas.

Você também pode estimular seus vendedores a criar suas próprias metas, através de bonificações.

Uma boa forma de organizar suas metas seria através da tecnologia. Ferramentas como o VendasExternas permitem o acompanhamento do progresso de cada representante ajudam sua equipe de pronta entrega a manter o controle de todos os processos de forma prática e rápida. 

O VendasExternas contém funções justamente para te ajudar a configurar e acompanhar metas para sua equipe de pronta entrega, como volume de vendas, número de visitas aos clientes, conversão de vendas, dentre outros. Você pode manter sua equipe organizada através de calendários de metas detalhados para cada um dos seus vendedores.

Além das dicas acima, não esqueça de sempre reconhecer tarefas concluídas antes do prazo ou além dos resultados esperados, bonificando seus vendedores e elogiando cada um deles. Isso mantém a motivação da equipe de sempre buscar resultados melhores.

 

4 – Análise dos Progressos


Quando você tem o controle do progresso de cada meta, você pode realizar análises sobre esses dados. Essa é uma tarefa essencial e que muitos gerentes de vendas acabam deixando de lado. É por meio dessa análise que você pode determinar se são necessários ajustes, mudanças ou investimentos.

Sempre se atente à taxa de conversão (quantos clientes foram prospectados dividido pela quantidade de clientes que compraram). Isso é o indicativo mais importante, porque é o que mantém o giro de caixa. Outros parâmetros para análises são o número de ligações convertidas em clientes, otimização de rotas dos seus vendedores, frequência do acompanhamento de cada cliente, dentre outros.

A execução de levantamentos constantes te ajuda a melhorar no atendimento, organizar as tarefas e compromissos diários. Leve sempre em conta outros fatores que levaram ao resultado, como períodos de ofertas, datas especiais ou taxa de crescimento do segmento em que sua empresa está inserida.

A análise também te dá base para fazer novos investimentos. Baseado nos dados e no feedback dos seus funcionários, você pode saber com mais facilidade em quais áreas melhorar e investir. Dessa forma, você evita erros e foca naquilo que terá o melhor retorno sobre seu investimento.

 

5 – Incentive a Todos


Com todas as dicas acima você sem dúvidas terá uma ótima equipe de vendas externas. Um dos pontos que mencionamos neste artigo foi de que você deve sempre incentivar seus colaboradores, mas devemos enfatizar ainda mais a importância dessa tarefa. 

Manter uma equipe motivada pode ser muito difícil, devido a fatores pessoais de cada um ou variáveis externas como abalos na economia do país. 

Uma das “ferramentas” que você pode ter para levantar a motivação é justamente dar bônus em dinheiro, comissões, cotas ou outras bonificações para os membros da equipe, sempre que esse funcionário se sair bem na sua função. 

Se as bonificações forem feitas da forma correta, o faturamento da sua empresa não será abalado, já que o bônus servirá de motivador para os colaboradores e irão vender ainda mais do que o esperado.

Além do incentivo por bônus, você pode também investir em tecnologia e novas ferramentas que facilitem o trabalho. O VendasExternas, nosso aplicativo disponível na Google Playstore, consegue automatizar processos de pronta-entrega que antigamente não podiam ser automatizados, como otimização de rotas, calendário configurado com metas, relatórios instantâneos de progresso, dentre diversas outras funções. 

Todas essas ferramentas aumentam a produtividade e eficiência da sua equipe, removem preocupações e reduzem a quantidade de tempo requerida em cada tarefa. Buscar tecnologias que ajudem na operação do seu negócio e no controle dos processos é essencial para qualquer equipe.

Gostou desse artigo? Que tal melhorar sua equipe de vendas externas de forma inteligente? Acesse uma demonstração em forma de vídeo agora mesmo, clique aqui.