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As formas de realizar a venda de produtos aos clientes no mercado B2B (business to business) são bem variadas, existe a pré-venda, pronta entrega, e-commerce B2B, televendas, entre outras possibilidades. Contudo, uma destas opções citadas pode alavancar seus resultados de forma surpreendente.

Segundo levantamento realizado pela Nielsen e encomendado pela ABAD – Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores, no ano de 2017, 51,3% dos distribuidores atuavam na modalidade de pronta entrega e a linha de produtos com maior presença nestes distribuidores é a de Alimentos Refrigerados/Congelados.

É claro que a modalidade de trabalho está ligada ao tipo de produto comercializado, mas não há dúvidas de que a venda pronta entrega tem muitas vantagens e falamos sobre algumas abaixo:

Fator emocional x ticket médio maior

A chance de se realizar uma venda tendo os produtos disponíveis no veículo é grande, isso porque o cliente não precisa esperar um ou mais dias para receber a mercadoria.

Em paralelo, o ticket médio das vendas tende a ser maior pelo mesmo motivo (dos produtos já estarem à disposição).

Disponibilidade dos produtos

Na pronta entrega, após a conclusão do atendimento, o cliente poderá colocar os produtos em seu ponto de venda no mesmo momento. Essa é uma vantagem competitiva enorme frente a um mercado que insiste em apenas “brigar” por preço.

Custo operacional menor

Apesar de requerer um investimento maior em veículos adaptados para levar seus produtos bem acomodados, a venda pronta entrega otimiza o tempo e evita o retrabalho de sua equipe, garantindo um grande aumento da produtividade.

O mesmo caminhão que transporta a mercadoria, já leva o vendedor, diferente da pré-venda, que requer investimentos tanto na frota de veículos para entrega quanto para mobilidade do vendedor.

Segurança

Um dos principais fatores para implantação de um modelo de vendas pronta entrega está ligado a segurança. Isso porque o vendedor vai circular com a mercadoria e por fazer a venda e a entrega no mesmo momento, poderá também circular com altas quantias em dinheiro.

Sistemas focados em pronta entrega, como o VendasExternas, permitem que sua equipe gere o pedido, emita a NFe e gere o boleto de cobrança, entregando esses documentos impressos na mão do cliente.

Mas o que acontece quando os produtos no veículo acabam?

Na maioria dos distribuidores e atacadistas, temos uma carteira de produtos extensa. Pensando nisso, é importante planejar o mix de produtos que serão colocados no veículo do vendedor.

Logo, quando a mercadoria de interesse do cliente não estiver mais disponível no veículo, é possível que esse vendedor registre uma pré-venda e o(s) produto(s) serão entregues ao cliente na próxima visita.

A melhor maneira de evitar a falta de produtos é fazendo um planejamento de visitas. No VendasExternas, por exemplo, é possível obter um histórico de compras do cliente para orientar a quantidade de produtos a ser colocada no veículo.

Como o VendasExternas ajuda sua empresa?

O VendasExternas reúne em uma única solução todos os recursos necessários para planejamento e execução das operações de vendas externas, seja pré-venda ou pronta entrega. Entre eles:

  • Planejamento de visitas e rotas;
  • Entrada de mercadoria via XML do fornecedor;
  • Carregamento do XML da NFe de remessa dos produtos;
  • Emissão da NFe em campo com ou sem internet;
  • Geração de boletos bancários e impressão nas impressoras portáteis;
  • Integração das informações de campo ao backoffice do VendasExternas ou sistema de gestão interno utilizado pela sua empresa.

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Automação da força de vendas 

Gestão de trade marketing 

Planejamento e execução de rotas 

 

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