As formas de realizar venda de produtos aos clientes no mercado B2B são as mais variadas, como pré-vendas, pronta entrega, e-commerce B2B, televendas, entre outras possibilidades. Contudo, uma destas opções citadas pode alavancar seu resultado em vendas de forma surpreendente.

Segundo levantamento realizado pela Nielsen e encomendado pela ABAD – Associação Brasileira dos Atacadistas e Distribuidores, no ano de 2017 temos 51,3% dos distribuidores atuando na modalidade de pronta entrega e a linha de produtos com maior presença nestes distribuidores é a de Alimentos Refrigerados/Congelados.

É claro que a modalidade de trabalho está ligada ao tipo de produto comercializado, mas não há dúvidas de que a venda pronta entrega tem muitas vantagens e falamos sobre algumas abaixo:

Fator emocional x ticket médio maior

A chance de se realizar uma venda tendo os produtos disponíveis no caminhão é grande, isso por que o comerciante não precisa esperar um dia ou dias para receber a mercadoria.

Em paralelo, o ticket médio das vendas tende ser maior pelo mesmo motivo dos produtos já estarem a disposição.

Disponibilidade dos produtos

Ao decidir pela compra dos produtos, o comerciante poderá colocar os produtos em seu ponto de venda no mesmo momento. Essa é uma vantagem competitiva enorme, frente a um mercado que insiste em apenas “brigar” por preço.

Custo operacional menor

Apesar de requerer um investimento maior em veículos adaptados para levar seus produtos bem acomodados, a venda pronta entrega otimiza o tempo e evita o retrabalho de sua equipe.

O mesmo caminhão que leva a mercadoria, já leva o vendedor e que na maioria dos casos é a mesma pessoa.

Segurança

Um dos principais fatores para implantação de um modelo de venda pronta entrega, está ligado a segurança. Isso por que o vendedor vai circular com a mercadoria e por fazer venda e entrega no mesmo momento, poderá também circular com altas quantias em dinheiro.

Sistemas focados em pronta entrega, como o VendasExternas, permitem que sua equipe gere o pedido, emita a NFe e gere o boleto de cobrança, entregando esses documentos impressos na mão do cliente.

Mas o que acontece quando os produtos no caminhão acabam?

Na maioria dos distribuidores e atacadistas, temos uma carteira de produtos extensa e por isso é importante planejar o mix de produtos que serão colocados no caminhão do vendedor que fará os atendimentos pronta entrega.

Logo, quando a mercadoria de interesse do cliente não estiver mais no caminhão, é possível que esse vendedor registre uma pré-venda e o(s) produto(s) serão entregues ao cliente na próxima visita ao cliente.

Mas como o VendasExternas ajuda sua empresa?

O VendasExternas reúne em uma única solução todos os recursos necessários para que sua empresa possa:

  • Planejar a rota de atendimentos dos vendedores;
  • Carregar o XML da NFe de remessa dos produtos;
  • Possibilitar a emissão da NFe em campo com ou sem internet;
  • Permitir a geração de boletos bancários e impressão nas impressoras portáteis
  • Integrar as informações de campo ao sistema de gestão interno utilizado pela sua empresa.

     

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Coordenador de vendas no VendasExternas, atua há mais de 14 anos na intermediação de vendas, dos quais 8 anos no mercado de software para comércio, indústria e distribuição.

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