Até pouco tempo, empresas de qualquer segmento se preocupavam apenas com as suas próprias ações, sua estrutura e seu modelo de negócio. Entretanto, hoje já não é mais suficiente conhecer seus clientes, fazer promoção de seus produtos e ter um bom ponto de venda.

A partir daí, surge a necessidade de se monitorar a concorrência. Ao acompanhar seus concorrentes, melhora-se a percepção com relação ao mercado em tempos de crise ou oportunidades, permite conhecer ainda melhor seus clientes e fazer notar pontos fracos da concorrência e trabalhar isso em seu próprio negócio.

Fala-se em monitorar a concorrência, mas o que é de fato importante monitorar?

Preço

Ao acompanhar o preço praticado pela concorrência para aqueles produtos cuja sua empresa também oferece, é possível compreender se sua política comercial é competitiva.

Com base nessa informação, é possível ainda criar promoções para determinadas regiões ou então majorar o preço para outras onde a concorrência pratica um preço maior.

Ações de marketing

Avaliar as ações de divulgação e promoção de seus produtos vai contribuir para que sua empresa também melhore seus métodos de promoção.

Algumas das estratégias mais comuns de promoção no ponto de venda dizem respeito as ilhas de degustação e amostra grátis.

Presença na internet

Com a evolução da tecnologia e o aumento da utilização da internet, várias empresas optam por manter um relacionamento multicanal com seus clientes. Nesse ponto é importante avaliar a atuação em redes sociais, e-commerce, chat, entre outros.

Além do tradicional método de vendas através do vendedor que vai até o cliente, busque oferecer outras possibilidades de compras, como por exemplo o ecommerce B2B (atacado) e B2C (varejo) e ainda o televendas.

Mas como o VendasExternas ajuda sua empresa?

Em nossa solução para gestão de promotores de trade marketing, sua empresa já conta com possibilidades para:

  • Planejamento de rotas e metas de atendimento;
  • Localização dos promotores de venda em tempo real;
  • Criação de questionários dinâmicos para monitorar:
    • Pontos negociados e avaliação do PDV;
    • Contagem de estoque;
    • Pesquisa de preços;
    • Ações da concorrência;
    • Reposição e organização de gôndolas;
  • Dashboard online para acompanhamento das informações coletas em campo.

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