Nos últimos dias publicamos um artigo que fala sobre o impacto da inteligência artificial (IA) e internet das coisas (IoT) aplicado ao processo de vendas e como falamos neste texto, isso não é coisa de filme. Com o  Assistente do VendasExternas (vídeo), por exemplo, sua empresa já pode fazer uso de um desses recursos como ferramenta de apoio a vendas. Nosso Assistente funciona integrado ao aplicativo móvel, oferecendo informações faladas sobre os clientes, enquanto seus vendedores estão em trânsito, por exemplo. E é gratuito para todos os usuários.

Hoje vamos iniciar uma série de outros artigos sobre a importância da implantação de seu canal de vendas online,  e-commerce B2B, também conhecido como loja virtual para atacado.

Mas por que sua empresa deveria pensar em implantar um e-commerce B2B?

O motivo mais forte que o levaria a fazer isso, já foi-lhe apresentado no título do post. A forma como se faz vendas no atacado (empresas para empresas) está mudando de forma acelerada.

As formas mais conhecidas de trabalho de indústrias, distribuidoras e atacadistas estão centradas no fato do vendedor pegar um carro, seguir um roteiro de atendimento, registrar os pedidos e fazer entrega posterior da mercadoria. Ou ainda, nos casos onde o fornecedor realiza pronta entrega, onde ele registra a venda, emite NFe e boleto e entrega a mercadoria, tudo na presença do cliente (em ambas as operações nós podemos lhe ajudar).

Agora, preste atenção nesta frase: O poder está mudando de lado e isso pode estar ligado a mudança da demografia de quem compra. Conforme pesquisa recente publicada pelo Google, o percentual de compradores no mercado B2B que estão entre 18 e 34 anos aumentou de 27% para 46%. Isso significa que esse perfil de comprador, tem uma tendência maior de se utilizar de tecnologia para conseguir melhores resultados para sua corporação e é neste ponto que entra a flexibilidade oferecida pela compra online.

Sua empresa deve ser omnichannel

Omnichannel é um conceito defendido pelo VendasExternas desde sua concepção.Prova disso é que hoje sua empresa encontra numa única ferramenta possibilidade para fazer gestão da força de vendas, trade marketing, e-commerce, televendas e gestão de entregas.

Ser omnichannel para uma indústria, distribuidora e atacadista basicamente consiste em permitir que o seu cliente compre do vendedor, mas também tenha liberdade de fazer seu pedido na hora e local que quiser, respeitando as mesmas condições comerciais que o vendedor pode oferecer a ele (preço, prazo, etc). Com isso, sua empresa não vai perder vendas, porque seus vendedores não estão na presença do cliente para tirar o pedido.

As vendas online devem sim ser atraentes

Não podemos negar que a presença física do vendedor seja um facilitador no processo da venda, dada a capacidade dele persuadir o cliente nos produtos e quantidades a serem compradas.

Por conta disso, sua presença online deve ser muito atraente, incluir fotos e banners de destaque, além de eventualmente possibilitar alguma condição melhor ao cliente.

Sua empresa está pronta para adoção dessas tecnologias?

Conforme citado no início de nosso artigo, o processo de vendas está mudando e sua empresa precisa adaptar-se a isso. Não ficar atento a essas mudanças pode fazê-lo perder oportunidades e prejudicar o crescimento de seus negócios.

Mas como o VendasExternas ajuda sua empresa?

O VendasExternas reúne em uma única solução todos os recursos necessários para que sua empresa possa ter informatizado sua operação de:

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