Afinal, o que é o merchandising no ponto de venda?

No mercado costuma-se dizer que o merchandising no ponto de venda é a união de ações, técnicas e materiais promocionais, cujo objetivo é dar maior visibilidade ou ainda ampliar as informações que se tem de produtos ou serviços oferecidos por uma empresa.

O objetivo de despertar a intenção de compra no consumidor e transformá-la em uma venda efetiva, pode vir da aplicação de técnicas de visual merchandising, sendo essa uma das melhores formas de destacar produtos no PDV. Isso se justifica pois o objetivo dela é ambientar a loja de maneira funcional e harmoniosa, tornando-a mais alegre e agradável, expondo os produtos, marcas ou serviços de forma adequada e chamativa, para aumentar a visibilidade, atrair clientes e estimular as vendas.

Para ajudá-lo nessa tarefa, criamos alguns exemplos interessantes de visual merchandising e que podem ser facilmente implementados em seu PDV. Vamos lá?

Localize o local ideal

Seus produtos e marcas podem ser expostos em várias localizações dentro do ponto de venda, como por exemplo: ponta de gôndola, ilhas, balcões de demonstração ou vitrines. A escolha do local onde os produtos estarão expostos é estratégica, pois acertando na escolha é que se tem um melhor resultado em vendas.

Para isso, busque sempre a proximidade aos pontos “quentes” da loja, ou seja, onde existe grande circulação de pessoas, como entrada e saída da loja, próximo a produtos que vendem muito, pontas de gôndolas e seções a altura dos olhos, etc.

Exposição de displays

O uso de displays também é uma arma poderosa do visual merchandising e alguns dos tipos que podem ser aplicados em seu comércio são:

  • display de chão – cartaz ou objeto em suporte rígido, geralmente, tem o formato aumentado de um produto ou o tamanho e a imagem de uma personalidade famosa;
  • display gravitacional – ideal para expor latas e garrafas;
  • display de balcão – a caixa do produto, quando aberta, pode ser moldada para destacar a sua exposição;
  • display de prateleira – feito sob medida para encaixar nas prateleiras.

Adesivos e autocolantes

A utilização de de material autoadesivo, com imagens chamativas, frases ou aquele garoto propaganda, tem objetivo também de divulgar promoções, liquidações, lançamento de novas coleções ou novos produtos. Esse tipo de adesivo normalmente é fixado em vitrines ou no próprio chão, próximo do produto que se quer divulgar.

Fachadas de lojas e vitrines

As fachadas de lojas e vitrines são os locais de maior visibilidade dos estabelecimentos comerciais. Por isso, quando planejadas e produzidas de maneira estratégica, são importantíssimas para levar o cliente para dentro da loja. Note que elas devem ser pensadas de modo a destacar os produtos e gerar interesse por parte do consumidor. Por isso é tão importante utilizar técnicas específicas, cores, luzes e posicionamento especiais dos produtos.

Já usa o visual merchandising ou acredita que ele pode ser útil em seu comércio? Faça seus comentários aqui embaixo, gostaríamos de conhecer suas ideias.