Análise da concorrência: Motivos para acompanhar o que seu concorrente está fazendo

O Trade Marketing é utilizado por indústrias e canais de distribuição como ferramenta importante para aumentar divulgação, aumentar visibilidade dos produtos e assim conseguir melhores resultados.

As informações coletadas numa estratégia de Trade Marketing visam aumentar a atração do consumidor por um produto ou marca e orientam produção, vendas e logística do fabricante e do varejo.  

Estudos indicam que 80% das decisões de compra ocorrem ainda no ponto de venda, e isso torna as políticas de Trade Marketing e Merchandising indispensáveis. Em paralelo, fazer análise e acompanhar os concorrentes é tão importante quanto mensurar dados próprios.

No artigo de hoje vamos falar um pouco sobre a importância de analisar empresas concorrentes e quais tipos de dados devem ser acompanhados:

Pontos fortes e pontos fracos

É necessário saber onde está se “pisando” e para isso, conhecer as forças e fraquezas dos concorrentes é essencial. De posse destas informações, gestores podem criar estratégias para explorar os pontos fracos e minimizar pontos fortes da concorrência.

Monitoramento de preços

Quantas vezes você decidiu por um produto baseado no preço? Pois bem, é assim que uma grande maioria das compras ocorre. Analisar a política de preços praticada pela concorrência, bem como ações promocionais ajuda igualmente aos gestores no planejamento de preços de sua empresa.

Lembre-se que esse acompanhamento pode e deveria ser realizado de forma regional, isso porque o preço de um mesmo produto tem flutuações.  

Acompanhe as ações da concorrência

O promotor de vendas é importante para o sucesso da estratégia de Trade Marketing, tanto que criamos um artigo específico para falar sobre seu papel. O produto que o mesmo represente pode até ser inferior, porém se a abordagem for boa, o consumidor pode tender a comprar este produto ao invés de levar o seu.

É necessário observar as ações promovidas no ponto de venda pela concorrência, se possível crie uma tabela com os tipos de abordagens realizados:

  • Amostra grátis
  • Degustação
  • Níveis de reposição
  • Entre outros

A partir desta observação e análise o seu negócio poderá estabelecer as estratégias de merchandising, degustação, cliente oculto e força de vendas.

Outros pontos relevantes que podem ser monitorados

  • Material promocional utilizado na divulgação dos produtos no PDV;
  • Destaque ou posicionamento dos produtos da concorrência nas prateleiras do PDV;
  • Organização dos produtos nas gôndolas em função de seus próprios produtos

Por fim, é fácil perceber que são diversos os aspectos da concorrência que devem ser monitorados e que são importantes para o seu negócio. O Trade Marketing se posiciona como a área de negócio que vai lhe ajudar a definir as estratégias e entregar-lhe os dados necessários para planejamento, execução e mensuração dos resultados.

Esquecemos de algum dado da concorrência que deve ser monitorado? Utilize a caixa de comentários para nos falar e conte-nos qual a estratégia utilizada em sua empresa.