Motivos para acompanhar o preço dos produtos no ponto de venda

Sempre que alguém vai buscar iniciar um negócio, uma das primeiras tarefas obrigatórias é conhecer o mercado, produtos concorrentes, preços praticados e a partir daí, consegue-se medir o tamanho do desafio para alcançar o sucesso.

A tarefa de acompanhar o preço dos produtos do ponto de venda serve como apoio ao gestor na tomada de decisão de vários aspectos. No artigo de hoje vamos falar sobre quais informações monitorar e como fazer isso.

Quais informações minha equipe de trade marketing deve coletar no ponto de venda?

Os dados que podem ser coletados pelos seus promotores são muitos, damos destaque para estas informações:

  • Preços praticados pela concorrência;
  • Posição do produto da concorrência no ponto de venda;
  • Aceitação do produto da concorrência no PDV;
  • Características da embalagem do produto da concorrência;
  • Qualidade do produto da concorrência;
  • Foco do produto da concorrência.

Por que automatizar a coleta das informações no PDV?


Uma estratégia de trade efetiva não existe sem que a equipe e gestores se utilizem de uma ótima ferramenta para isso, pois fica inviável planejar e mensurar os dados coletados em campo.

Partindo da ideia de que o promotor/gestor já vai até o ponto de venda, munido de um sistema para trade marketing ele poderá, não só coletar as informações de preços dos produtos, mas também gerir uma séria de ações, como:

  • Gerir equipes de promotores em tempo real;
  • Avaliar a equipe a partir da plataforma digital;
  • Controlar estoques;
  • Verificar se o produto está realmente sendo vendido no PDV;

E dando ainda mais força para a automação do trade marketing, além de economizar tempo, sua empresa poupa recursos financeiros, materiais e humanos.

Como e qual sistema para trade marketing utilizar?

O objetivo principal de uma solução para trade marketing é tornar o trabalho do promotor mais eficiente e entregar mais dados em tempo real ao gestor da equipe. Por isso, soluções específicas como a fornecida aqui pelo VendasExternas são as melhores.

Com o VendasExternas focado no trade marketing, o gestor planeja rotas, metas e os dados a serem coletados por cada promotor e este recebe em tempo real, toda a informação em seu aplicativo móvel, sabendo qual o primeiro cliente a visitar e quais dados coletar.

Outra grande vantagem de nossa solução está ligada ao fato da integração aos demais setores da empresa, como o de televendas, e-commerce, pré-vendas e pronta entrega.

Esperamos que o conteúdo tenha lhe ajudado a entender um pouco mais sobre a importância da automação do trade marketing e convidamos você a saber como o VendasExternas pode lhe ajudar na gestão dos promotores de venda, clique aqui.