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O certificado digital é basicamente sua identidade eletrônica, que te representa perante um órgão. Através do certificado digital, você possui uma assinatura que possibilita a verificação de integridade e identifica a autoria de um arquivo eletrônico, ou seja, a assinatura digital permite saber a autenticidade de um arquivo eletrônico, e até se o mesmo não foi modificado.

O certificado digital serve portanto para realizar assinatura de contratos, operações bancárias, entre outras aplicações. Também é necessário para realizar a emissão de NF-e, fazendo a comunicação com a Sefaz.

E como comprar um certificado digital?

Quem realiza a comercialização dos certificados digitais são as Autoridades Certificadoras (ACs). Existem hoje diversas ACs habilitadas pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil). Nós listamos abaixo as principais:

Lembrando que existem dois tipos de certificado digital: e-CNPJ e e-CPF. Como os próprios nomes já sugerem, no caso de pessoa física se utiliza o e-CPF. No caso de empresas é necessário adquirir o e-CNPJ, que serve para a emissão de NF-e, transmissões de escriturações fiscais e outras operações necessárias.

Além disso, é possível obter o certificado digital de duas maneiras: A1 e A3.

O certificado A1 possui formato digital, e é instalado no computador do titular. Esse tipo de certificado possui validade de 1 ano e é essencial para empresas que utilizam sistemas online para a emissão de NF-e, como é o caso do VendasExternas.

Já o A3 tem validade de 3 anos e é disponibilizado através de um cartão ou dispositivo token, semelhante a um pen drive. Ele precisa ser conectado ao computador toda vez que se deseja utilizar.

Caso ainda possua dúvidas sobre certificado digital, deixe um comentário que nós te ajudaremos.

Equipe VendasExternas
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