VendasExternas-logo

Dicas importantes sobre como contratar bons vendedores

compartilhe

Para uma gestão saudável de sua empresa, o investimento nos profissionais que irão lidar diretamente com o cliente, apresentando seu produto/serviço final deve ser pensado e feito com antecedência. E não é apenas o candidato que deve se preparar para uma entrevista de emprego, o contratante como um bom líder que se preze deve elaborar uma série de perguntas a serem feitas ao decorrer da entrevista, ler atentamente os currículos, saber como iniciar e principalmente finalizar a entrevista à qualquer momento.

Não cometa o erro da maioria. Se destaque até mesmo na hora de contratar um novo vendedor. Siga as dicas a seguir e turbine sua equipe de vendas:

Identidade correspondente

Não adianta você saber tudo sobre seu consumidor se a identidade da sua empresa ainda não está bem estabelecida. Ao identificar o objetivo do seu produto/serviço final você pode assim traçar o perfil do seu vendedor ideal. Os objetivos devem ser os mesmos, para que assim os benefícios de uma venda fechada seja distribuída de forma equivalente para ambas as partes.

Publicidade igualitária

Investir na publicidade é um bom recurso para receber uma quantidade boa de currículos mas isso não significa que serão candidatos de qualidade. Ao receber um número relevante de currículos, guarde um tempo para separá-los em idade, região, qualificações e conquistas. Lembrando que nenhum candidato deve sofrer algum tipo de preconceito sobre essas características ou gêneros e, esta breve seleção de candidatos tem como único objetivo facilitar na hora de marcar as entrevistas e só assim finalmente escolher o profissional mais qualificado.

Cautela necessária

Diante ao mercado competitivo que vivenciamos atualmente, muitos espertinhos ainda assim conseguem se sair bem nas entrevistas mesmo não tendo uma base muito confiável. Por este motivo, após escolher algum candidato que atenda suas atuais necessidades e antes de realmente contratá-lo, busque referências em empregos anteriores e saiba o real motivo de sua saída e até mesmo uma recomendação ou conselho de como lidar com seu futuro colaborador.

Não-negociáveis

É a compilação de tudo que tenha mais importância para a empresa e que em hipótese alguma você abriria mão, visto que é essencial em sua reputação. Como por exemplo a pontualidade, iniciativa, honestidade ou até mesmo a boa postura. Enumere todos estes valores e questione o candidato se o mesmo está de acordo. Certo de estar tudo correto, peça também que ele assine uma via firmando assim um combinado.

Não seja como a maioria dos gerentes que deparamos por aí, que ao encontrar um candidato à altura da sua empresa decide por temor da perca de sua vaga em não contratá-lo. Portanto perdendo uma boa oportunidade em potencializar as vendas da sua empresa através deste profissional. Pense como a ex-presidente da Companhia Siderúrgica Nacional, Maria Silvia Bastos “Eu contrato pessoas melhores do que eu naquilo que elas fazem, assim posso ficar de fora gerenciando as pessoas e não as tarefas” e administre apenas os melhores.

Sua empresa busca vendedores ou representantes, conheça outros artigos que podem ajudá-lo:

Equipe VendasExternas
Oferecemos soluções para gestão das vendas externas, destinadas a empresas que atuam com vendas através de representantes e/ou pronta entrega. Baixe gratuitamente clicando aqui.

Deixe Seu comentário

Leia Também

VendasExternas

Experiência em soluções para planejamento e execução de vendas em campo e online para indústrias, distribuidores e atacados.

Posts Recentes

Siga-nos

Precisa de um Booster em suas vendas?

Software de força de vendas que irá revolucionar a sua gestão.

Que Saber Mais?

Veja Como Nós Podemos Melhorar O Resultado De Sua Empresa

Entre em contato agora com um de nossos especialistas através do formulário.