fbpx

Ao pensar em alavancar as vendas, a primeira opção que vem há cabeça de qualquer empresário, é apostar no marketing da sua empresa. Todavia, alguns destes empreendedores acabam regredindo ao acreditar que marketing será um custo e não um investimento. Por outro lado, são nestes momentos de turbulência econômica que muitas empresas tendem a reduzir custos e cortar investimentos para manter sua empresa estável. Por isso, é comum que a verba dispensada para o Marketing seja a primeira da lista de cortes dos gestores das empresas.

Com isto em mente, pensamos em você gestor e reunimos 5 dicas de marketing de baixo custo para ajudar você e sua empresa a manter-se estável, como também driblar as adversidades do mundo empresarial e potencializar as vendas de seus produtos em 2016. Confira abaixo:

1.  Marketing Digital, sem dúvidas

O marketing digital é uma excelente alternativa para superar a crise e manter a publicidade da sua marca com custos mais tangíveis e até mesmo em alguns casos, o custo se torna zero. Além de ser uma ferramenta bem maleável, há a opções na web que permitem você utilizar os serviços de divulgação e pagar apenas aquelas que apresentaram retorno positivo para as empresas. Desta maneira, ao invés de você estar apenas investindo em publicidade da empresa você estará recebendo para aumentar a incidência da sua marca, produto ou serviço no mundo digital.

2.  Cartão de visitas produtivo

Uma das melhores opções disponíveis para praticar o marketing de baixo custo, é o tradicional cartão de visitas que é conhecido também como cartão de apresentação. Ter um bom cartão de visitas e distribuí-lo para as pessoas e locais, é uma boa jogada de marketing para a sua empresa manter-se visível no mercado. E tenha certeza de uma coisa, todo local é propício para networking, basta encontrar as pessoas certas e apostar na divulgação boca-a-boca. Busque eventos, congressos e ou encontros que tenham interesse em comum aos da sua empresa.

3.  Parcerias favoráveis

Apostar em parcerias com associações da área em que sua empresa atua ou até mesmo em empresas que tem como foco o mesmo público que sua empresa busca mas que tenham serviços e ou produtos distintos aos seus, são formas super vantajosas para ganhar força no mercado e aumentar a visibilidade da sua empresa com investimentos mais acessíveis. Manter o contato com estas e outras instituições que possuem similaridade com a sua empresa e praticar ações de marketing em conjunto assim beneficiando a todos envolvidos.

4.  Equipe premiada

A comunicação interna é o início de um bom relacionamento com os seus clientes. Manter uma boa comunicação com sua equipe de vendas é a forma mais inteligente que um gestor pode ter com o custo zero. Incentivar sua equipe utilizando modos de bonificação e premiações, irá estimular o sentimento de competitividade entre seus vendedores e consequentemente a produtividade irá ser potencializada com ações ou investimentos simples.

5.  Individualidade visível

Apesar de a tecnologia progredir sem previsões de pausas, o atendimento pessoal mais famoso como “olho no olho”, é uma alternativa insubstituível na fidelização de clientes e prospecção de clientes com os investimentos reduzidos. Aposte em dias para degustações tanto para produtos quanto serviços, ao experimentar um produto ou serviço com antecedência e sem compromisso de pagar por ele, poderá acelerar o processo de aquisição e diminuir drasticamente os riscos de insatisfação do consumidor. [A propósito você pode testar o VendasExternas gratuitamente clicando aqui]

Todos sabem que “A propaganda é a alma do negócio”, logo o corte destes investimentos é sinônimo da diminuição da visibilidade da sua marca para seus atuais e futuros clientes. E qual será a saída? A resposta é visível. Mantenha os investimentos na área de Marketing, porém, as opções de baixo custo serão as escolhidas para as empresas que estão em fase inicial e ainda possuem um orçamento restrito para esse tipo de investimento e também para as empresas já consolidadas, mas que infelizmente foram atingidas pelo momento atual e estão passando por períodos turbulentos.

Equipe VendasExternas
Oferecemos soluções para gestão das vendas externas, destinadas a empresas que atuam com vendas através de representantes e/ou pronta entrega. Baixe gratuitamente clicando aqui.