fbpx

Os principais motivos que devem levar a sua empresa a adotar o planejamento de rotas são: agilizar o processo de venda, melhorar o serviço de entrega e consequentemente reduzir os custos da operação. Com uma rota eficiente, tudo isso é possível.

Os sistemas de planejamento de rotas existem justamente para auxiliar o gerente de vendas ou administrador a projetar e monitorar as datas de visita e planejar as rotas com base em mapas de localização dos clientes, o que otimiza o trajeto de atendimento / entrega.

Para você melhorar ainda mais suas rotas de atendimento (e consequentemente suas vendas), preparamos algumas dicas de como elaborar seu planejamento de rota de maneira mais eficaz. Vamos lá?

  1. Conheça a preferência dos seus clientes: Converse com seus clientes sobre em que data preferem ser atendidos, horários e etc. Dessa forma o vendedor chegará na maioria das vezes em um momento mais oportuno para a venda;
  2. Se possível, tente colocar os clientes que se encontram em locais de congestionamento em horários mais tranquilos, e vice e versa.
  3. Caso seu cliente não estiver disponível ou não puder lhe atender, tenha sempre um plano B, para aproveitar a viagem;
  4. Tempo é dinheiro, portanto economize tempo executando as rotas por bairros, por exemplo;
  5. Para não correr o risco de ir até o cliente e ele não puder lhe atender, avise com antecedência quando possível.

Com dicas simples como essas e um sistema para auxiliar no planejamento de rota fica fácil economizar o tempo na estrada e aumentar a produtividade de seus vendedores.

Equipe VendasExternas

Oferecemos soluções para gestão das vendas externas, destinadas a empresas que atuam com vendas através de representantes e/ou pronta entrega. Baixe gratuitamente clicando aqui.