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Roteirização: conheça os benefícios para vendas externas

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O processo de roteirização pode auxiliar sua empresa em vários aspectos, tanto no quantitativo, tratando-se de benefícios econômicos, quanto no qualitativo, quando pensamos em satisfação do cliente. Atualmente, graças a tecnologia, existem várias possibilidades dentro dessa gestão.

O que é roteirização?

Roteirização nada mais é do que o planejamento de rotas para definição do melhor caminho a ser percorrido, seja para uma venda, entrega, cobrança ou recolhimento. Visa reduzir o tempo de viagem, diminuindo, dessa forma, os custos envolvidos. Alguns fatores devem ser levados em conta como:  

  • Veículo utilizado 
  • Condições das vias 
  • Existência de pedágios 
  • Tipo de produtos a serem transportados

Benefícios da Roteirização

 

Maior segurança: a partir da roteirização pode haver um planejamento de rotas mais seguras e horários menos perigosos, reduzindo, dessa forma, tanto os perigos para o motorista, quanto para os produtos – de demonstração ou entrega -, principalmente se tratando de produtos com alto valor agregado, fazendo-se necessário, uma proteção adicional. 

Através da tecnologia, é possível fazer um rastreamento em tempo real por meio de GPS e satélites, permitindo assim, o acompanhamento do serviço do motorista para garantir que o percurso seja realizado conforme o planejado. Caso siga por um caminho diferente, o gestor pode entrar em contato com o motorista e verificar o que está ocorrendo.

 

Otimização do tempo

 

Tendo uma rota otimizada, o gestor tem garantia de rapidez e qualidade na realização das operações, aprimorando assim, a gestão do tempo e evitando períodos de ociosidade ou sobrecarga de trabalho.

A otimização do trabalho dos profissionais, faz com que eles cheguem mais rápido aos clientes, havendo ainda a possibilidade de fazer serviços adicionais ou agregar valor à empresa de outra forma. Em outras palavras, o sistema aumenta também a produtividade da equipe.

Redução de custos

 

Ao percorrer distâncias menores, os veículos darão menos gastos com combustível, pneus e manutenções em geral, entre outros. É possível também, economizar com pedágios e, a partir das distâncias menores, diminuir o tempo de atividade dos funcionários, reduzindo também os custos com horas extras e diárias.

Aumento da produtividade

 

A otimização de rotas a serem percorridas, faz com que aumente a agilidade em vendas, cobranças, entregas, entre outros. Dessa forma, é possível realizar mais serviços em menos tempo, garantindo assim, o cumprimento de prazos, o que certamente é um grande diferencial para o cliente. Como o tempo de viagem das operações também pode ser reduzido, permite então, a realização de mais serviços realizados dentro do expediente do funcionário.

Satisfação do cliente

A partir da roteirização, o serviço de transporte se torna ágil e de qualidade, garantindo que os clientes recebam seus pedidos dentro do prazo estabelecido e em boas condições, reduzindo de forma significativa a probabilidade de erros ou atrasos nas operações. O que se torna fundamental para sua satisfação e fidelização, deixando-os muito mais satisfeitos, a partir de um melhor nível de serviço.

Concluímos então, que para alcançar a eficiência operacional, a roteirização é uma etapa de extrema importância. Vimos que a tecnologia pode auxiliar – e muito -, na otimização dos custos com gestão de transporte, sendo uma grande aliada também, para sua equipe de vendas externas, uma vez que oferece soluções para um gerenciamento de risco mais eficiente, garantindo não somente que seus vendedores sejam eficientes no trabalho, como também conte com a segurança e custos reduzidos.

O VendasExternas oferece um módulo complementar a sua solução de força de vendas focado na gestão de rotas, destinadas a empresas de qualquer segmento e que atuam com vendas através de representantes e/ou pronta entrega.

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