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Os consumidores buscam cada vez mais praticidade e rapidez nos atendimentos em
geral. Você sabe como o planograma no pdv pode gerar mais vendas para sua
empresa?

O que é um Planograma?

Planograma é o desenho gráfico que irá orientar a disposição dos produtos no PDV,
prateleiras, gôndolas, etc. No início pode parecer simples, porém a prática requer um
pouco mais de cuidado.

Serve para melhorar a visualização dos produtos no ambiente, definindo a maneira e
quantidade da exposição dos mesmos.

Qual a importância do Planograma?

Um planograma bem executado pode auxiliar sua empresa significativamente,
gerando maior acessibilidade e praticidade na hora dos consumidores fazerem suas
compras. É um excelente estimulante para a venda de determinados produtos,
gerando uma relação mais próxima entre sua empresa, seus clientes e os
consumidores.

Geralmente alguns setores do PDV priorizam determinadas marcas, sabendo que o
consumidor identifica-se melhor com as mesmas. A ideia é pensar em estratégias que
serão aplicadas para que a distribuição de seus produtos no PDV ocorram de forma
mais harmônica e lucrativa possível.

Diferença nos Planogramas

Em sua base, a construção do planograma é a mesma, contudo, este deve ser
executado de acordo com o segmento que atua, levando em conta o tempo que cada
cliente permanece dentro do estabelecimento.

Podemos citar as farmácias, onde os clientes permanecem por pouquíssimo tempo,
diferentemente de um supermercado, por exemplo. Sendo este tempo tão pouco, os
produtos precisam estar bem alinhados e à vista do cliente, que deseja praticidade e
rapidez.

As pontas de gôndolas podem ser locais estratégicos para chamar atenção do
consumidor, pois irão ampliar a visibilidade e incentivar a compra. Nesses locais, dê
maior atenção a itens promocionais e embalagens econômicas, como “leve mais,
pague menos”, por exemplo.

Nestes estabelecimentos, como farmácia, lojas de conveniências, como já citamos, o
tempo do cliente é relativamente curto dentro do local, contudo, o fluxo de
consumidores é maior. Um planograma bem executado, contando com os produtos
organizados por departamento e levando em conta a sazonalidade, atrairá mais
atenção.

Cross Merchandising

Para entender essa técnica, basta analisar o termo. Cross Merchandising nada mais é
que a exposição cruzada de produtos, agregando conveniência a experiência da
compra.

Dispondo do produto certo no lugar certo, poderá aumentar o giro de produtos e inovar
o atendimento. De forma mais simples, nada mais é do que colocar produtos de
diferentes categorias lado a lado, sendo que um complementa o outro.

A principal vantagem do Cross Merchandising é que o cliente pode perceber que está
precisando daquele determinado produto, mas que ele não compraria, caso não
estivesse à sua vista, facilitando, assim, a venda de produtos.
Contudo, esses produtos precisam ser bem escolhidos e estarem realmente
agregando valor aos já existentes no local. Produtos aleatórios não farão muita
diferença ao consumidor.

Live Marketing

São demonstrações de determinado produto no local de venda. Essas demonstrações
precisam ser muito bem pensadas. É necessário conhecer o perfil dos clientes e os
produtos precisam vir agregados à experiências em que o consumidor entenderá não
se tratar de um produto comum, mas que possui um diferencial, por isso deve adquiri-
lo.
Sabe-se, então, que um planograma bem executado pode facilitar a compra, aumentar
o giro e logo, a lucratividade e fidelidade do cliente. No próximo texto, mostraremos
como criar um planograma e como melhorá-lo.

Para ter uma noção bem clara do Planograma de seus clientes varejistas, você precisa
de uma ferramenta que esteja disponível à sua força de vendas. Um aplicativo que
induza seus vendedores e promotores a registar imagens dos PDVs visitados,
preencher questionários de avaliação, comparar preços e disposição de produtos será
imprescindível para o planejamento de suas estratégias. Para isso, você pode contar
com nosso módulo de trade marketing, Entre em contato conosco para mais
informações.