fbpx

Omnichannel é um termo que vem do latim e do inglês: omni significa todo e “channel” quer dizer canal. A estratégia baseia-se no uso interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreirar a relação entre o online e o offline aprimorando, assim, a experiência do cliente.

Como funciona o Omnichannel

O omnichannel integra ambientes físicos, virtuais e compradores. Dessa maneira, podendo-se explorar todas as possibilidades de interação. 

Tudo deve estar integrado, desde a identidade visual dos canais até a experiência do cliente em cada um deles. Não importa a maneira pela qual o cliente chegou até o canal da empresa. Ele precisa ser bem atendido em qualquer um deles.

Se a compra é feita online, pode ser retirada ou trocada presencialmente ou se o cliente está sendo atendido pelo vendedor, pode fazer o pedido e pedir para recebê-lo ali ou onde quiser. 

Foco no Cliente

A facilidade de acesso proporcionada tanto pela presença digital da marca quanto por sua interação através da força de vendas tem um impacto positivo para o cliente, que busca agilidade, eficiência e comodidade. 

Diante de tanta concorrência, é necessário encontrar diferenciais para atrair o cliente. Existem diversas formas de integração. As formas que citamos acima, são apenas algumas diante do vasto mundo de possibilidades que o omnichannel pode oferecer.

Os benefícios do Omnichannel

A satisfação do consumidor pode gerar grandes benefícios para a empresa. A imagem da marca pode se destacar no mercado e a fidelização dos clientes é algo de extrema importância. 

Quando pensamos no cliente como as empresas varejistas já vem fazendo, a proporção torna-se muito maior. Além disso, a otimização do tempo para ambos os lados também é muito significativa. 

Como aplicar o omnichannel?

  • Integre toda a estratégia da empresa

 Todos os canais, principalmente os que têm relacionamento direto com o cliente, devem estar integrados para que as demandas sejam atendidas com a necessária agilidade.

  • Invista em logística 

A logística é um desafio a ser enfrentado. Contudo, hoje já existem ferramentas que usam a tecnologia para facilitar todo o transporte, da coleta à entrega, tornando viável a logística de quem trabalha com canais integrados.

  • Use a tecnologia para centralizar os dados dos clientes 

Para que a estratégia de omnichannel funcione, os dados de seus clientes devem estar integrados. 

Por exemplo, se um cliente visita sua loja virtual e se cadastra, quando ele estiver sendo atendido por um de seus vendedores, você deve ser capaz de acessar tudo o que ele já fez na loja virtual, não precisando fazer novamente algum cadastro, nem repassar nenhum dado pessoal.

Todas essas informações vão ajudar seu vendedor a oferecer itens ideais para o cliente, de acordo com o gosto e necessidade do mesmo.

O VendasExternas é pioneiro na adoção do Omnichannel para B2B, Oferecemos soluções que vão além de um sistema de vendas. São ferramentas totalmente integradas para automação da força de vendas, vendas online através de loja virtual e aplicativo próprio de vendas, que pode ser de seu uso exclusivo.

Soluções que irão automatizar e simplificar sua empresa e farão toda a diferença no seu negócio.