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Omnichannel é um termo que vem do latim e do inglês: omni significa todo e “channel” quer dizer canal. A estratégia baseia-se no uso interligado de diferentes canais de comunicação, com o objetivo de estreitar a relação entre o online e o offline aprimorando, assim, a experiência do cliente.

Como funciona o Omnichannel

O omnichannel integra ambientes físicos, virtuais e compradores. Dessa maneira, podendo-se explorar todas as possibilidades de interação. 

Tudo deve estar integrado, desde a identidade visual dos canais até a experiência do cliente em cada um deles. Não importa a maneira pela qual o cliente chegou até o canal da empresa. Ele precisa ser bem atendido em qualquer um deles.

Se a compra é feita online, pode ser retirada ou trocada presencialmente ou se o cliente está sendo atendido pelo vendedor, pode fazer o pedido e pedir para recebê-lo ali ou onde quiser.

Foco no cliente

A facilidade de acesso proporcionada tanto pela presença digital da marca quanto por sua interação através da força de vendas tem um impacto positivo para o cliente, que busca agilidade, eficiência e comodidade. 

Diante de tanta concorrência, é necessário encontrar diferenciais para atrair o cliente. Existem diversas formas de integração. As formas que citamos acima, são apenas algumas diante do vasto mundo de possibilidades que o omnichannel pode oferecer.

Os benefícios do omnichannel

A satisfação do consumidor pode gerar grandes benefícios para a empresa. A imagem da marca pode se destacar no mercado e a fidelização dos clientes é algo de extrema importância. 

Quando pensamos no cliente como as empresas varejistas já vem fazendo, a proporção torna-se muito maior. Além disso, a otimização do tempo para ambos os lados também é muito significativa. 

Como aplicar o omnichannel?

  • Integre toda a estratégia da empresa

Todos os canais, principalmente os que têm relacionamento direto com o cliente, devem estar integrados para que as demandas sejam atendidas com a necessária agilidade.

  • Invista em logística

A logística é um desafio a ser enfrentado. Contudo, hoje já existem ferramentas que usam a tecnologia para facilitar todo o transporte, da coleta à entrega, tornando viável a logística de quem trabalha com canais integrados.

  • Use a tecnologia para centralizar os dados dos clientes

Para que a estratégia de omnichannel funcione, os dados de seus clientes devem estar integrados. 

Por exemplo, se um cliente visita sua loja virtual e se cadastra, quando ele estiver sendo atendido por um de seus vendedores, você deve ser capaz de acessar tudo o que ele já fez na loja virtual, não precisando fazer novamente algum cadastro, nem repassar nenhum dado pessoal.

Todas essas informações vão ajudar seu vendedor a oferecer itens ideais para o cliente, de acordo com o gosto e necessidade do mesmo.

O VendasExternas é pioneiro na adoção do Omnichannel para B2B.

Em uma parceria estratégica com a PlugueOn, agora você pode ter uma loja virtual ou um aplicativo personalizado para Android e iOS.

Além disso, o VendasExternas oferece um sistema completo que integra atividades fiscais de indústrias, distribuidoras e atacadistas, simplificando rotinas de trabalho e fazendo toda a diferença no negócio.

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