O termo SEO significa Search Engine Optimization, na tradução literal Otimização para mecanismos de busca. Trata-se na verdade de um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. O objetivo dessas otimizações visam alcançar bons rankings orgânicos para geração de tráfego e autoridade para um site ou blog.

Devido ao alto nível de concorrência no comércio eletrônico, essas estratégias também são necessárias para trazer mais visitantes e assim realizar mais vendas.

Como já dito na introdução do texto, o investimento em SEO ajuda a melhorar o posicionamento orgânico de sua loja nos mecanismos de busca, faz com que ela seja mais facilmente encontrada e com isso, mais potenciais clientes tenham contato com o seu produto.

No artigo de hoje vamos falar sobre algumas técnicas e configurações mínimas que sua loja deve lhe oferecer para que seu e-commerce b2b e b2c tenha sucesso. Vamos lá?

Conteúdo relevante

O posicionamento de seu site nos mecanismos de busca como o Google é definido basicamente pela qualidade como sua marca se apresenta e pelo maior número de informações que esta oferece ao buscador. O objetivo do conteúdo para o e-commerce é torná-lo amigável aos olhos dos buscadores, fazendo com que através desse conteúdo os clientes cheguem até sua loja virtual.

É fundamental produzir um conteúdo relevante e de qualidade, utilize um blog integrado, redes sociais e até mesmo a descrição do produto para melhorar a informação sobre marca e produto.

Seja recomendado na internet

Aqui o objetivo é simples, os backlinks são referências ao seu site que vem de outras páginas da internet. Quanto mais relevantes forem os links direcionados para o seu e-commerce, maiores as chances do seu posicionamento nos resultados de busca, melhorar. Com essa ação, o Google também entende que você é considerado uma referência em um determinado segmento de mercado, pelo fato de você ser citado em diferentes locais.

Funciona em tablet e smartphone?

Em 2017 aproximadamente 27% de todas as compras realizadas pelo e-commerce foram realizadas através de celulares. O que isso significa? Que sua loja virtual deve funcionar bem também em dispositivos móveis, se não quiser perder 1/4 das vendas.

O próprio Google já afirmou que passaria a levar em consideração, sites que se adaptam a dispositivos móveis; ele entende a importância de uma experiência mais satisfatória para o usuário.

Fuja do Black Hat

A preocupação com o que fazer, acaba tirando o foco de um ponto bem importante: o que não fazer. O Black Hat é uma das técnicas de SEO que você deve passar longe, se o intuito é melhorar as vendas do seu e-commerce.

Ele consiste num conjunto de ações consideradas ilícitas, não recomendadas para a otimização de sites. É importante lembrar que os mecanismos de busca são capazes de detectar até os detalhes mais imperceptíveis, e a penalização para seu e-commerce é grande.

Maior número de acessos, mais vendas

Esse conjunto de estratégias têm o objetivo de trazer maior visibilidade e relevância para o seu site, de modo que isso aumente as vendas do seu e-commerce. Quanto mais fácil e mais rápido, os clientes encontrarem seu e-commerce, maiores são as chances de conversão.

Uma boa solução para quem deseja apostar nas estratégias certas e evitar erros, na hora de colocar o plano de SEO em prática, é contar com a análise, acompanhamento e execução de uma agência de marketing digital que seja especializada no assunto. Isso minimiza a quantidade de erros e tempo gasto, otimizando seu projeto e consequentemente gerando bons resultados.

Essas dicas já são utilizadas em sua empresa? Trazem bons resultados?

Coordenador de vendas no VendasExternas, atua há mais de 14 anos na intermediação de vendas, dos quais 8 anos no mercado de software para comércio, indústria e distribuição.

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