A definição mais simples para E-Commerce B2B ou Business-to-Business é quando se tem um canal de vendas online e as vendas são realizadas sempre entre empresas, e não para o cliente final.

Até o momento, quando se fala em loja virtual logo remete-se a sites de grandes varejistas ou os marketplaces que vendem os mais variados produtos.

Segundo definição da Wikipedia, e-Commerce B2B é “Venda de produtos e serviços entre empresas através da Internet via um portal de vendas online“.

A venda entre empresas, diferentemente da venda quando realizada ao consumidor final, apresenta muito mais variações e complexidades. E quando migramos esta venda do mundo Offline para o Online, todas regras e modelos comerciais devem também ser migradas e adaptadas.

É isso que faz com que o assunto e-Commerce B2B seja tão amplo, tão complexo e com potencial tão grande de mudar a forma como as empresas compram e vendem. A primeira pergunta que fazemos após entender o que é e-Commerce B2B diz respeito ao tamanho deste mercado. Quanto se movimenta de dinheiro hoje e qual a previsão de crescimento?

As principais pesquisas sobre dados financeiros deste segmento vem da Forrester Research feitas nos Estados Unidos, que é um mercado bem mais maduro que o brasileiro. Dados de mercado mostram que empresas americanas venderam para outras empresas (B2B) 889 bilhões de dólares em 2017 através de portais de e-Commerce B2B.

Este número, bem como os estudos da Forrester, não leva em conta a venda via canais EDI tradicionais (Electronic Data Interchange) que já existem há vários anos e iria mascarar os números.

E para o futuro? Em sua mais recente revisão, a Forrester estima que até 2021 este número chegue a impressionantes 1.18 trilhão de dólares. Isto vai representar 13,1% de toda a venda B2B americana.

Olhando para números mundiais, a previsão é que o e-Commerce B2B gere 6,7 trilhões de dólares de venda neste período.

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