Há alguns poucos anos, li uma matéria que falava sobre a Intel e como ela estava diminuindo seu custo operacional e até melhorando seu ambiente corporativo, permitindo que seus colaboradores utilizassem seus próprios dispositivos móveis, tablets e smartphones, em favor da empresa. Esse conceito está resumido nesta sigla BYOD (Bring Your Own Device), “traga o seu próprio aparelho”.

Segundo uma pesquisa recente publicada pela FGV, ao fim de 2017 teremos praticamente 1 celular por habitante no Brasil. Esses números na verdade não espantam, o que é curioso que ainda temos muitos negócios que não se usam da tecnologia móvel para melhorar e acelerar os seus negócios.

Faço essa introdução para que gestores olhem para a tecnologia como uma ferramenta aliada e indispensável para o dia a dia e por isso, o artigo de hoje vai trazer 5 principais motivos para que sua indústria e/ou distribuidora utilize uma solução para automação da força de vendas:

Informação na palma da mão do vendedor em campo

A falta de informação sobre o que o cliente já comprou ou o que deve ser oferecido a ele é um dos mais fortes motivos para o baixo ticket de uma venda.

O uso de um sistema para pré-vendas, permite que o vendedor / representante tenha na palma de mão, todas as informações importantes para a digitação de um pedido. É possível por exemplo, consultar pedidos anteriores, acessar ofertas criadas para aquele cliente e verificar limite de crédito.

Aumento na agilidade do atendimento aos pedidos

Demora no processamento de pedidos por erros de digitação ou falta de informação é algo que lhe parece familiar? Pois bem, este é outro problema que deixaria de existir se sua empresa adotasse uma solução para automação da força de vendas.

O pedido de venda é inserido no aplicativo respeitando condições comerciais de preço e prazo previamente definidas, estoque disponível e até mesmo o próprio limite de crédito atribuído a um cliente. Ao passo que esse atendimento é registrado no aplicativo do vendedor, essa informação é enviada instantaneamente ao centro de distribuição para atendimento.

Valorização da relação com o cliente

São comuns as vezes em que o cliente faz contato com o vendedor para saber do status de seu pedido. Ao ter a força de vendas integrada ao seu sistema de gestão interno (ERP), o vendedor pode consultar o status do pedido do cliente a partir do próprio aplicativo mobile e repassar essa informação ao cliente em tempo real.

Confirmação as visitas em seus clientes

São altos os índices de clientes que mudam de fornecedor pelo simples fato do fornecedor atual deixar de visitar o seu cliente. Sabemos que o gestor não pode estar simultaneamente com todos os vendedores e por isso, a automação da força de vendas ajuda também nisso.

Utilizando a geolocalização, é possível hoje já rastrear a localização do vendedor no ato do pedido e fazer comparações com a localização do cliente, permitindo assim confirmar se o vendedor está fazendo atendimentos presenciais ou a distância.

Conectando-se a seus clientes de várias formas

O papel do vendedor vem aos poucos sendo mudado, ao passo que sua presença física no cliente é necessária para estreitar laços com o cliente e até “eventualmente” registrar um pedido.

Hoje o mercado já pede que indústrias, distribuidoras e atacadistas também sejam multicanal, ou seja, o cliente deve poder comprar do vendedor (sim), mas deve também ter possibilidade de solicitar um pedido através de seu ecommerce B2B ou para sua equipe de televendas (Falamos sobre isso neste artigo).

Esteja atento às mudanças e busque parceiros como o VendasExternas, que vão ajudá-lo a ter controles mais facilitados e acessíveis a qualquer tempo.

Mas como o VendasExternas ajuda sua empresa?

O VendasExternas reúne em uma única solução todos os recursos necessários para que sua empresa possa:

  • Planejar a rota de atendimentos dos vendedores;
  • Carregar o XML da NFe de remessa dos produtos;
  • Possibilitar a emissão da NFe em campo com ou sem internet;
  • Permitir a geração de boletos bancários e impressão nas impressoras portáteis
  • Integrar as informações de campo ao sistema de gestão interno utilizado pela sua empresa.

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