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Parece fácil perceber o que diferencia um excelente profissional de vendas para aqueles que custam a bater a meta de cada mês, não é mesmo? Porém muitos vendedores, mesmo sabendo o que é necessário para atingir seus objetivos, pecam por perder o foco no seu desenvolvimento profissional.

Pensando nisso, preparamos cinco passos simples e práticos para você que deseja obter sucesso como profissional de vendas. Confira:

1. O profissional de vendas é sempre honesto

Clientes prospectivos apresentam naturalmente uma barreira em relação ao profissional de vendas nos primeiros contatos. Isso se dá pelo receio de ser persuadido e levado a gastos desnecessários. Porém é de sua responsabilidade, como vendedor, de quebrar quaisquer barreiras que interfiram sua comunicação com o possível cliente. A melhor maneira de ganhar a confiança de seu cliente é ser honesto. Tentar enganar e ser ardiloso pode acabar com um potencial negócio em segundos. Se o cliente lhe fizer uma pergunta, como por exemplo, sobre taxas ou custos para serviços adicionais, seja aberto e honesto, explique com clareza quais serão as taxas e o porque de serem cobradas.

Construir um relacionamento de confiança desde o início facilita muito o ganho de clientes a longo prazo, além de aumentar o número de indicações para terceiros.

2. O profissional de vendas cria senso de urgência

Para melhorar significativamente as chances de fechar a venda com seu futuro cliente é importante criar um senso de urgência, para que ele sinta que precisa tomar a decisão o quanto antes. Ao criar a sensação de que o cliente pode perder um grande negócio se esperar muito tempo, você evita que ele fique indeciso sobre sua proposta.   

Quanto mais tempo um cliente prospectivo espera, mais tempo ele terá para pensar em razões para não comprar. Você, profissional de vendas, pode criar um senso de urgência através da oferta de um desconto válido por poucos dias, ou até mesmo diferentes condições de pagamento até determinada data. O quanto antes o cliente assumir um compromisso com você, melhor.

3. O profissional de vendas gera valor para o produto, e não preço

Um dos fundamentos mais básicos de vendas é explicar o valor de seus produtos, e não somente os recursos. É comum encontrar vendedores que estão preparados para ler uma lista com todas as características de um produto, mas não conseguem dizer a eles como estas características irão satisfazer as suas necessidades.

Nem sempre o preço de um produto é o fator que mais pesa na decisão da compra. Concentre-se em entender as necessidades de seu cliente e explique como sua empresa pode ajudá-lo.

Portanto não venda o preço, descubra qual a percepção de valor do seu cliente e venda a solução que ele precisa.

4. O profissional de vendas sabe quando parar de falar

Ligações de venda são uma das principais formas de contato com o cliente, e durante elas é importante que o cliente prospectivo esteja falando na maior parte da conversa. Como um bom vendedor, seu trabalho vai além de explicar como seu produto ou serviço pode atendê-lo, também é essencial que você compreenda suas necessidades e ouça suas objeções.

Entenda que o mais significativo em uma ligação de vendas é ouvir o cliente, em vez de constantemente vender para ele. Uma vez que se percebe que ele está pronto para comprar, pare de vender, e direcione o foco da conversa para o fechamento do negócio.

5. O profissional de vendas não tem medo

Ter medo de fazer uma apresentação, de ser rejeitado, ou até mesmo de fazer uma ligação ruim podem arruinar sua capacidade de vendedor para fazer negócios. Um excelente profissional de vendas está sempre pronto e a disposição para novos desafios. Acredite que você pode dominar a tarefa em questão, confie nas intenções da empresa em que trabalha, e principalmente na capacidade de seus produtos e serviços darem ao cliente os resultados prometidos.

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