Independente do porte da empresa e do momento em que passamos pela economia, o objetivo de qualquer negócio é buscar sempre o aumento de vendas. Quando se fala no setor de atacado e distribuição não é diferente, estes inclusive tem um desafio ainda maior pelo aumento constante da concorrência e a consequente guerra de preços.

Para ajudar as empresas deste segmento, criamos este artigo com dicas simples para impulsionar suas vendas ainda neste mês, vamos lá:

Relacionamento

Uma estratégia que não envolve nenhum custo adicional para o negócio, é manter um relacionamento saudável e amistoso com seu cliente.

Ter um cliente completamente fidelizado ao seu negócio, garante que ele compre regularmente seus produtos e tende a sempre aceitar novas ofertas, como um produto novo adicionado ao portfólio da empresa.

Apresentação dos produtos

Supondo que sua empresa tenha um portfólio de 100 itens e tenha que mostrá-los ao seu cliente para que este defina quais comprar. Utilizando o tradicional catálogo de produtos, o cliente desiste de folhear o catálogo depois de ter passado por umas 10 páginas.

Hoje já existem estratégias mais efetivas para apresentar melhor seus produtos, que diz respeito à utilização de um catálogo digital, integrado ao aplicativo de vendas mobile ou em forma de loja virtual / e-commerce B2B.

Negociação

O trabalho do vendedor deve passar por um upgrade, cada nova visita deve ser considerada uma consultoria que ele irá prestar ao cliente.

É importante ter uma estratégia definida para que o vendedor não seja um tirador de pedidos, e sim, um negociador. Neste âmbito, situações como “compre isso” e “ganhe aquilo” ou “na compra de x unidades, receba y desconto” ajudam a aumentar substancialmente o resultado nas vendas.

Outra alternativa é o uso do Flex apoia a estratégia e ajuda igualmente o vendedor na hora de fechar um novo negócio.

Oferecer mais canais de compras

Quando o cliente tem mais liberdade para escolher o momento e a forma como deseja realizar suas compras, a chance dele aumentar a regularidade das compras é maior.

Isso acontece pois o vendedor chega no ponto de venda e em muitos dos casos, o cliente não está disponível ou “preparado” para a compra. Neste aspecto, é importante que o atacado e distribuidor explore canais de vendas adicionais.

Uma alternativa fácil de ser adotada e que empodera o cliente, é a implantação de um aplicativo próprio de vendas. Através deste tipo de aplicativo, o cliente baixa um app com suas cores e marca, tem acesso ao seu portfólio de produtos e faz suas compras no momento e do local onde estiver.

Criamos recentemente um artigo que reforça os motivos para que sua empresa adote um aplicativo próprio de vendas, continue a leitura aqui.

Esse assunto lhe parece interesse ou ficou com alguma dúvida? Utilize a seção dos comentários ou envie-nos um e-mail para contato@vendasexternas.com.br

Coordenador de vendas no VendasExternas, atua há mais de 14 anos na intermediação de vendas, dos quais 8 anos no mercado de software para comércio, indústria e distribuição.

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