Desde sua concepção, o VendasExternas olha para o ambiente digital como um canal importante não só para vendas, mas também para o posicionamento de uma marca. Como mostramos no artigo sobre as tendências para o e-commerce B2B, isso só está se tornando realidade pois o próprio comprador do B2B está no mundo digital. 

O ponto de partida é que nenhuma empresa (PJ) faz de fato uma compra, pois sempre há uma pessoa (PF) por trás desta operação. Independente do porte, sendo o dono ou responsável pelo departamento de compras, em ambas as situações os costumes e as rotinas de quem efetua as compras estão mudando e assim entendendo que o mundo digital oferece muitas vantagens na escolha de novos produtos ou comparar preços, por exemplo. 

Mas e o que motiva esse “novo comprador” a utilizar a internet para fazer seus pedidos? A Forrester constatou numa pesquisa recente, que 93% dos compradores de atacado disseram que prefeririam fazer suas compras de atacado através de um canal online 

Os principais motivadores para a compra em um e-commerce B2B: 

  • 72%: Acessibilidade e facilidade de comprar
  • 52%: Não precisar esperar pelo representante comercial
  • 42%: Facilidade para obter informações sobre estoque e entrega

Com esses números percebemos que o perfil de cliente que estamos falando, busca alternativas que tornem seu trabalho mais eficiente e que a experiência de compra seja melhorada. O artigo que trata sobre os problemas que um e-commerce B2B resolve também sustenta o resultado da pesquisa.

O que concluímos é que os hábitos de quem realiza compras no mercado B2B estão mudando, o ambiente digital é arma poderosa para eles e o que percebemos é que empresas que estão nestes canais, começam a ter resultados mútuos, de um lado o aumento de vendas e no outro a redução do custo operacional.

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