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O que é funil de vendas e como aplicar na prática

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O funil de Vendas é a jornada pela qual o cliente passa antes de comprar um produto ou serviço. Envolve a criação de consciência sobre o produto/serviço, os conhecimentos que vai adquirindo sobre a solução, o julgamento, a aprovação, pós-venda até o momento em que compartilha sua experiência de consumidor com outras pessoas. Quando você entender o ciclo de vendas da sua empresa será mais fácil identificar as melhores ferramentas que tornarão os processos de vendas mais efetivos.

Valor do funil de vendas

A área de vendas tem uma metodologia menos compreendida e estudada do que outros setores como contabilidade e produção por exemplo. O funil de vendas consegue desenvolver uma metodologia para área apresentando diferentes etapas como prospecção, apresentação dos produtos ou serviços, negociação de preços. Conforme o tipo de negócio podemos personalizar o funil de vendas. A ideia é entender os pontos positivos e negativos que envolvem o processo de compra e assim otimizar e aumentar as vendas.

Funil como forma de conhecimento

Um ponto importante no funil de venda é obter o máximo de conhecimento possível sobre o cliente. Para criar e personalizar seu funil de vendas tenha em mente quem é a pessoa que toma a decisão na compra, entenda o que ela espera do produto, o que influencia suas decisões, onde essa pessoa consome conteúdo. É preciso ter um perfil muito claro do cliente para desenhar seu funil de vendas.

Criar um documento para registrar o perfil do cliente pode ser uma maneira interessante de centralizar informações e motivar sua equipe na execução de um processo de venda voltado para as reais necessidades do cliente. É interessante alimentar esse documento com fotos, informações relevantes e observações sobre o processo de venda pelo qual esse cliente está passando e como tem reagido a cada etapa.

Métricas

Tenha métricas para entender o funil de vendas do seu negócio. Com metas bem definidas e comunicadas, partimos para o momento de medir o desempenho do seu funil de vendas. Medindo taxas de conversão, prospecção é possível calcular quantos prospects são necessários para concretizar uma venda, e pensar em como estará seu faturamento no futuro. Entender seu funil de vendas ajudará você a focar seu tempo, guiar o desenvolvimento de produtos, e manter a equipe de vendas da empresa na mesma sintonia.

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