O que é merchandising?

O merchandising é um conjunto de técnicas de marketing usadas para aumentar a rentabilidade de um ou vários pontos comerciais em uma área.

As atividades que são realizadas como parte dessa estratégia, propõem estimular e aumentar a venda de produtos, apresentando de maneira muito mais atraente as estratégias comerciais para os clientes.

Há muitas maneiras de implementar essa técnica e sua intenção é modificar o comportamento dos compradores, chamando a atenção deles da maneira mais criativa e eficaz possível.

Como nasceu o merchandising?

Sua história remonta ao início do comércio internacional, mas seu “boom” começou com o livre comércio e o nascimento dos supermercados.

No entanto, ele é usado no comércio tradicional, quando as lojas de departamento usam e mudam as formas tradicionais de venda para gerar marketing de massa ou vendas no atacado.

Para aumentar o vínculo do cliente com o produto, o merchandising busca eliminar os balcões e o consumidor tem contato direto para incentivar a intenção de compra.

As empresas, usando argumentos, procuram influenciar e posicionar constantemente a marca nas mentes dos consumidores. Mesmo antes de ter a mercadoria disponível, como uma pré-venda.

Como funciona?

Segundo especialistas, 78% dos produtos que compramos são influenciados pelos itens que vemos em um supermercado.

Além disso, 50% das coisas que levamos para nossas casas são produtos de compras por impulso.

É por isso que nesses estabelecimentos não encontramos vitrais nem nada que nos separe de manter em nossas próprias mãos uma mercadoria.

O merchandising está associado ao produto em si, embora também esteja presente no ponto de venda.

Benefícios do merchandising

  • Maior vendas: promovendo a circulação de mercadorias;
  • Maior vida em áreas frias: dando exposição a produtos estrategicamente;
  • Redução do tempo de decisão, permitindo que o consumidor tenha contato direto com os produtos;
  • Rotação de mercadorias, o que significa que há liquidez.

Poderíamos continuar a nomear os benefícios dessa técnica de marketing, mas basta dizer que, graças ao merchandising, os consumidores são mais efetivamente atraídos pelos artigos.

Sua proximidade permite que a mercadoria, que anteriormente era difícil de vender e promover, agora tenha uma saída efetiva.

Técnicas aplicadas ao merchandising

Merchandising nada mais é do que o resultado de várias técnicas aplicadas. Em seguida, nomearemos as técnicas que tornam tudo isso possível:

  • Gerenciamento de espaço, aproveitando cada lugar para mostrar a mercadoria.
  • Estudo de mercado, para determinar o impacto que determinado produto terá de acordo com a área geográfica.
  • Gestão de sortimento, para manter a imagem da abundância, incentivando o consumidor a comprar.
  • Ambiente do ponto comercial, para incentivar o consumidor a abordar e descobrir os benefícios do produto.

O merchandising não é uma ciência exata, requer muito estudo e testes para que seja realmente bem-sucedido.

Tente aproveitar os recursos disponíveis para transmitir uma mensagem eficaz ao consumidor. Causando a intenção de compra.

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